metropoles.com

Moraes elogia urnas para estrangeiros: “Motivo de orgulho nacional”

Presidente do TSE discursou a visitantes de 26 países que vão conhecer e acompanhar as eleições de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
TSE recebe convidados internacionais para eleições de 2022
1 de 1 TSE recebe convidados internacionais para eleições de 2022 - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, abriu evento com integrantes de 26 países, nesta quinta-feira (29/9), discursando sobre o momento instável em que vive a democracia do Brasil. Ao dar boas-vindas a convidados internacionais que acompanharão as Eleições Gerais 2022, Moraes frisou que a Justiça Eleitoral tem trabalhado para garantir um pleito seguro, com liberdade do voto.

O evento acontece no Hotel Windsor (Setor Hoteleiro Sul). Ao lado de Moraes estavam a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; e o chefe da Missão de Observação da União Interamericana dos Órgãos Eleitorais (Uniore), Lorenzo Córdova.

No discurso de abertura, Moraes frisou: “Democracia é para quem acredita na redução das desigualdades, nas garantias de todos os brasileiros. A Justiça Eleitoral garantirá que o exercício da democracia será assegurado de maneira segura e confiável. A democracia brasileira vive o maior período de estabilidade (e não instabilidade, como noticiamos anteriormente) democrática da República. O TSE tomou inúmeras e importantes medidas para garantir que o eleitor tenha absoluta tranquilidade”.

O ministro ainda ressaltou que, para haver “verdadeira democracia, há necessidade de plena segurança e liberdade no exercício de voto de cada eleitor”. Salientou ainda que “é necessário afastar qualquer possibilidade de violência ou desrespeito ao sigilo do voto”.

Moraes repetiu que o Brasil é uma das quatro maiores democracias do mundo e “a única que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia”.

“É com agilidade, segurança, competência e transparência. É graças à tecnologia avançada, confiável, segura e auditável de nossas urnas eletrônicas. Isso sempre foi e continuará sendo motivo de orgulho nacional. No domingo, tenho absoluta certeza de que nós teremos a festa da democracia de todos os brasileiros e todas as brasileiras com paz, segurança, harmonia, respeito e liberdade, consciência e reponsabilidade”, continuou.

Outros convidados

A presidente do STF, ministra Rosa Weber, enfatizou que a Justiça Eleitoral é patrimônio do povo brasileiro e “a urna eletrônica proporciona sistema eleitoral confiável, seguro e auditável, a servir de exemplo para todos”.

“Estamos certos da atuação sempre firme do TSE a assegurar que nada tumultue a escolha livre e consciente dos brasileiros do que entendam ser o melhor para o país”, assinalou Weber.

Aos visitantes internacionais o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defendeu as urnas e afirmou que o equipamento é garantia do fim da fraude nas eleições brasileiras. “Desde o Código Eleitoral de 1932, o Brasil sonhava com a mecanização do processo de votação: uma mecanização que garantisse a participação de todos, e que nos libertasse das armadilhas eleitoreiras: das eleições a bico de pena, do voto de cabresto, do coronelismo, das fraudes eleitorais que fizeram, da República Velha, apenas uma encenação de democracia”, disse.

Pacheco ressaltou que “o voto informatizado foi a solução proposta para que nossa democracia eleitoral passasse da ficção do Direito para a realidade do fato. Para que cada voto contasse, para que cada voto valesse, para que fosse respeitada a vontade soberana de cada brasileiro, de cada brasileira, que a cada eleição veem na democracia a única forma de governo com valor genuinamente popular”, completou.

9 imagens
Rodrigo Pacheco
Ministra Rosa Weber
Ministro Alexandre de Moraes e ministra Rosa Weber
Chefe da Missão de Observação da União Interamericana dos Órgãos Eleitorais (Uniore), Lorenzo Córdova
Sessão de abertura do ciclo de palestras preparadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o programa Convidados Internacionais
1 de 9

Ministro Alexandre de Moraes

Matheus Veloso/Metrópoles
2 de 9

Rodrigo Pacheco

Matheus Veloso/Metrópoles
3 de 9

Ministra Rosa Weber

Matheus Veloso/Metrópoles
4 de 9

Ministro Alexandre de Moraes e ministra Rosa Weber

Matheus Veloso/Metrópoles
5 de 9

Chefe da Missão de Observação da União Interamericana dos Órgãos Eleitorais (Uniore), Lorenzo Córdova

Matheus Veloso/Metrópoles
6 de 9

Sessão de abertura do ciclo de palestras preparadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o programa Convidados Internacionais

Matheus Veloso/Metrópoles
7 de 9

Subprocurador-geral da República, Paulo Gonet

Matheus Veloso/Metrópoles
8 de 9

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti

Matheus Veloso/Metrópoles
9 de 9

Ministro Alexandre de Moraes

Matheus Veloso/Metrópoles

Ciclo de palestras

Os visitantes iniciaram nesta quinta-feira (29/9) a participarão de extensa programação, em Brasília, preparada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi iniciado o ciclo de palestras que serão apresentadas aos visitantes.

Até sábado (1º/10), os convidados assistirão a um ciclo de palestras sobre as eleições brasileiras. No domingo (2/10), dia do primeiro turno do pleito, presenciarão o início da votação em uma seção e o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas. Visitarão ainda locais de votação e retornarão ao TSE para assistir à totalização dos votos, que começa às 16h30, no horário oficial de Brasília.

Entre as autoridades e personalidades convidadas, estão integrantes do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Idea Internacional). São eles: a ex-presidente da Costa Rica Laura Chinchilla; a ex-vice-presidente da Colômbia Marta Lucía Ramírez; a senadora uruguaia Mónica Xavier; o secretário-geral Kevin Casas-Zamora; e o diretor regional para América Latina, Daniel Zovatto.

Há representantes de Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiné-Bissau, Honduras, Indonésia, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia, Timor-Leste e Uruguai.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?