metropoles.com

Moraes: eleitor que levou celular para votar cometeu crime eleitoral

O presidente do TSE ressaltou que 99% dos eleitores aceitaram as condições de sigilo do voto e que as intercorrências são pontuais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Deiviane Linhares/Metrópoles
Alexandre de Moraes
1 de 1 Alexandre de Moraes - Foto: Deiviane Linhares/Metrópoles

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse, em coletiva de imprensa, que as eleições em todo o país ocorrem, até o momento, de maneira “tranquila e harmoniosa”. Ele considerou acertadas as medidas do TSE para manter o sigilo do voto e a segurança dos eleitores, como a proibição do celular nas cabines de votação e o porte de armas em até 100 metros das seções.

“A questão preventiva das armas teve grande aceitação. Disse e repito: a arma do eleitor é o voto. Não houve nenhum incidente até agora com relação às armas”, disse.

Sobre vídeos que circulam na internet de pessoas que teriam filmado o voto, o presidente do TSE foi enfático: “Essas pessoas serão investigadas e responsabilizadas. Quem burlou a regra cometeu crime eleitoral”, afirmou.

Moraes, no entanto, considera o pleito como tranquilo e harmonioso. Para ele, os brasileiros em geral têm votado com maturidade.

“Vamos acreditar na boa fé dos eleitores, 99% dos estão entregando o celular. Aqueles que burlaram isso, cometeram crime eleitoral”, disse.

Filas

Moraes considerou que foram registradas intercorrências normais como filas longas e substituição de urnas.

“Algumas filas ocorreram, como sempre ocorre, principalmente, no horário pré-almoço”, disse. Moraes garantiu ainda: “Todos os eleitores que chegarem até as 17h votarão. Serão distribuídas senhas”.

Para ele, as questões da biometria ou mudanças nas urnas não podem ser consideradas o motivo de aumento nas filas. “Mesmo com essas filas, entre 11h30 e 13h30, não fugiu da normalidade”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?