metropoles.com

Moraes fala em diminuir abstenção e mostrar que brasileiro quer votar

Durante a fala, o magistrado ainda criticou as fake news eleitorais. Moraes registrou voto no Colégio Madre Alix, zona oeste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Globo News
Alexandre de Moraes vota em São Paulo
1 de 1 Alexandre de Moraes vota em São Paulo - Foto: Reprodução/Globo News

Após votar em São Paulo, na manhã deste domigo (30/10), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que deseja diminuir as abstenções no pleito. Durante a fala, o magistrado ainda criticou as famosas “fake news” eleitorais.

“Quero pedir pra que todos os eleitores compareçam. Vamos diminuir a abstenção e mostrar que o brasileiro quer participar, que paz no país e tranquilidade. Vamos terminar o dia de hoje com uma grande vitória, a vitória da democracia e da vitória do povo brasileiro”, disse.

“De uma vez por todas [vamos] acabar com essa notícia fraudulentas e criminosas de que há fraude nas urnas”, completou Moraes.

Moraes registrou voto no Colégio Madre Alix, zona oeste da capital paulista. Após a votação, ele deve retornar ao Distrito Federal para acompanhar a apuração dos votos no TSE.

Mais cedo, em publicação nas redes sociais, Moraes desejou “paz, segurança, consciência e esperança” aos eleitores brasileiros.

Moraes visita a Teste de Integridade

Também neste domingo, Alexandre de Moraes, esteve no Centro Cultural São Paulo e na Unip Paraíso, onde está sendo realizado o Teste de Integridade das urnas eletrônicas.

O Teste de Integridade ocorre desde as eleições de 2002 e é uma espécie de votação paralela à oficial em que se utilizam votos em cédulas em papel. Elas são preenchidas por representantes das entidades fiscalizadoras e posteriormente digitados na urna eletrônica. As cédulas preenchidas são colocadas em urnas de lona que são levadas aos locais da auditoria, onde permanecem em salas lacradas e vigiadas com as urnas eletrônicas.

Os brasileiros vão às urnas neste domingo (30/10) para o segundo turno das eleições presidenciais. Além da disputa pelo cargo de chefe da República, estão em jogo os comandos de doze governos estaduais que não foram escolhidos em primeiro turno.

Os 156,4 milhões de eleitores aptos poderão votar entre 8h e 17h. Neste ano, todos os estados seguirão o horário de Brasília, o que vai impactar o planejamento de moradores do Acre e do Amazonas, que estão em fusos horários diferentes.

Para votar, é necessário que o eleitor apresente um documento oficial com foto, mesmo que vencido. Pode ser Carteira de Identidade, de Motorista, de Reservista, de Trabalho, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, como a da OAB, e passaporte.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?