metropoles.com

Ministério da Justiça registra 308 crimes eleitorais no 2º turno

Foram 70 casos de boca de urna, 81 tentativas de violação de sigilo de voto e 33 ocorrências por desobediência da Justiça Eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
foto-planaltina-votacao-eleicoes-2022
1 de 1 foto-planaltina-votacao-eleicoes-2022 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) registrou, no segundo turno das eleições de 2022, 308 ocorrências de crime eleitoral em todo o Brasil. Até às 17h30, foram flagrados 70 casos de boca de urna, 81 tentativas de violação de sigilo de voto e 33 ocorrências por desobediência da Justiça Eleitoral. Os valores apreendidos em dinheiro contabilizaram R$ 6 mil.

Também foram registradas 39 prisões e cinco ocorrências de compra de votos ou corrupção eleitoral: duas em Santa Catarina e uma no Amazonas, Maranhão e Paraná, respectivamente.

No primeiro turno, a operação do MJSP terminou com 1.378 crimes eleitorais, 352 prisões e R$ 137 mil apreendidos. Segundo o balanço da pasta, o crime eleitoral mais recorrente foi o de boca de urna, com 456 ocorrências.

Em seguida, vem a compra de votos ou corrupção eleitoral, com 95 notificações. Além disso, houve 80 casos de tentativa ou de violação ao sigilo do voto — quando o eleitor tira foto da urna.

A operação envolveu cerca de 500 mil agentes de órgãos como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Polícia Federal, Corpos de Bombeiros Militares e Polícia Rodoviária Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?