Metrópoles/Ideia: no DF, Bolsonaro tem 41,6% das intenções de voto; e Lula, 33,5%
Os dois candidatos subiram em relação à pesquisa do mês anterior. Entre os brasilienses, Ciro Gomes segue na terceira posição
atualizado
Compartilhar notícia
Candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) permanece como líder nas intenções de voto para a Presidência da República entre os eleitores do Distrito Federal. Segundo a pesquisa Metrópoles/Ideia divulgada nesta sexta-feira (19/8), o atual chefe do Executivo tem 41,6%. O principal concorrente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), soma 33,5%.
Ambos subiram em relação à sondagem anterior. Em julho, Bolsonaro tinha 39,8%; e Lula, 30,1%.
Atrás deles, vêm Ciro Gomes (PDT), com 10,2%; e Simone Tebet (MDB), que tem 2,3%. Como a pesquisa foi realizada antes de o Pros retirar a candidatura de Pablo Marçal, ele ainda figura na lista, com 0,9%.
Em seguida, estão Sofia Manzano (0,5%), Roberto Jefferson (0,5%), José Maria Eymael (0,4%), Vera Lúcia (0,3%), Soraya Thronicke (0,3%), Felipe D’Ávila (0,2%) e Leonardo Péricles (0,2%).
Entre os eleitores do DF, 6,2% disseram que não sabem em quem votar, e outros 3% afirmaram que vão anular ou marcar em branco.
Confira resultado no cenário estimulado:
Espontânea
Bolsonaro também é líder nas intenções de voto no cenário espontâneo, no qual a lista de candidatos não é apresentada previamente aos entrevistados. O presidente foi escolhido por 33,1% do eleitorado brasiliense.
Lula tem 24%; Ciro Gomes, 4%; Simone Tebet, 1,2%; e Pablo Marçal, 0,6%. Vera Lúcia e Sofia Manzano foram indicadas por 0,3% dos eleitores entrevistados. José Maria Eymael aparece na pesquisa espontânea com 0,2% das intenções de voto.
Veja
Rejeição
A pesquisa Metrópoles/Ideia também aferiu a rejeição dos candidatos à Presidência da República. Em Brasília, Lula lidera a rejeição, com 42,8%. Bolsonaro está em segundo lugar, com 40,7%. Ciro Gomes aparece com 13,7%.
Simone Tebet tem 6,6%; José Maria Eymael, 6,4%; Vera Lúcia, 5,7%; Soraya Thronicke, 5,6%; Sofia Manzano, 5,4%; Felipe D’Ávila, 5,2%; Pablo Marçal, 5%; Leonardo Péricles, 4,8%; e Roberto Jefferson, 4,7%.
Metodologia
A pesquisa Metrópoles/Ideia, contratada pelo Metrópoles e realizada pelo Instituto Ideia, ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais, todas com Título de Eleitor, entre a última sexta-feira (13/8) e a quinta-feira (18/8).
Utilizou-se a metodologia de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022
A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.
A pesquisa foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob o número BR-06857/2022.