Mercadante sobre volta ao Planalto: “Pela porta da frente”
Ex-ministro Mercadante esteve em reunião da equipe de transição com ministros do atual presidente, Bolsonaro, na tarde desta quinta (3/11)
atualizado
Compartilhar notícia
Após reunião com ministros do presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta quinta-feira (3/11), o ex-ministro Aloizio Mercadante (à esquerda na imagem em destaque) comentou a volta ao Palácio do Planalto: “Eu acho que só tem uma forma de voltar ao Planalto para exercer um cargo público, é pela porta da frente, por voto popular, numa eleição limpa, como foi a que nós vivemos”.
O PT deixou o poder em 2016, após impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Desde então, quadros do partido estiveram ausentes das decisões tomadas na sede da Presidência da República.
Ex-ministro de várias pastas nas gestões Dilma, Mercadante foi um dos coordenadores da campanha de Lula neste ano. Foi ele quem comandou, por exemplo, a elaboração do plano de governo do ex-presidente.
Formado em economia pela Universidade de São Paulo, a USP, o ex-ministro tem 68 anos de idade e, atualmente, preside a Fundação Perseu Abramo, braço teórico do PT.
Mercadante é cotado para assumir uma pasta no terceiro governo Lula. Ele é apontado por petistas graúdos, nos bastidores, como um dos possíveis nomes para assumir o Ministério das Relações Exteriores.
Reunião no Planalto
Mercadante, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reuniram-se na tarde desta quinta com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o da Secretaria-Geral, Luiz Eduardo Ramos.
Em entrevista à imprensa após o encontro, Alckmin classificou a conversa como “bastante proveitosa, muito objetiva”.
Os 50 nomes que irão compor a equipe de transição de Lula serão publicados a partir de segunda-feira (7/11) no Diário Oficial da União (DOU). Também a partir de segunda, serão iniciados os trabalhos presenciais no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que irá funcionar nos próximos dois meses como sede do gabinete de transição.