metropoles.com

MEI e panfleto: TSE determina remoção de 6 conteúdos falsos sobre Lula

Postagens de Carlos e Flávio Bolsonaro, Zambelli e outros bolsonaristas são afetadas pelas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Redes Sociais/Reprodução
Imagem colorida - Carlos Bolsonaro, conhecido como Carluxo com celular na mão- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida - Carlos Bolsonaro, conhecido como Carluxo com celular na mão- Metrópoles - Foto: Redes Sociais/Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu, na noite desse sábado (29/10), seis decisões liminares atendendo a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e determinando a remoção, das redes sociais e de sites, de informações falsas sobre a chapa do petista.

Filhos do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, e outros aliados próximos dele, como a deputada federal Carlza Zambelli (PL-SP), receberam ordens para ter postagens removidas.

As decisões são do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Ele determinou a remoção imediata dos posts, sob pena de multa de R$ 100 mil. Os representados deverão se abster, ainda, de realizar novas publicações mentirosas sobre os temas, sob pena de multa de R$ 100 mil por reiteração.

Uma das decisões determina que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e a deputada federal reeleita Bia Kicis (PL-DF) removam publicações com vídeos que manipularam falas de Lula sobre os microempreendedores individuais (MEIs), dizendo que ele teria a intenção de taxar esses trabalhadores com contribuições sindicais.

Desde o debate da TV Globo, na sexta (28/10), bolsonaristas estão usando uma fala de Lula sobre os MEIs, criticando a inclusão deles nas estatísticas oficiais sobre pessoas com emprego, para dizer que o petista quer acabar com o modelo. Lula tem se defendido, lembrando que o MEI foi criado em seu governo.

Uma terceira liminar de Moraes determina que o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, e os responsáveis por 72 perfis nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok apaguem conteúdos que distorcem informações sobre os processos judiciais enfrentados por Lula.

Outra decisão ordena que a deputada federal Carla Zambelli, o senador Flávio Bolsonaro e outros seis perfis removam imediatamente posts que acusam o deputado federal reeleito André Janones (Avante-MG) de tentar coagir imigrantes venezuelanas para criar suposta narrativa a fim de prejudicar a campanha de Bolsonaro.

Janones escreveu nas redes que havia entrevistado parentes das meninas envolvidas na polêmica do “pintou um clima” com Bolsonaro, mas, depois, disse que teria inventado a história para provocar os bolsonaristas.

Fake news

Zambelli também é citada em outra ação, e Moraes determinou que ela retire imediatamente uma série de posts com fake news sobre Lula. Um deles trata de falso plano de governo do PT, listando o “fim à guerra às drogas, desmilitarização da polícia e desencarceramento de milhares de presos provisórios”.

Outra decisão estabelece que as plataformas Twitter, TikTok e Kawi, assim como os responsáveis por 73 perfis indicados, removam imediatamente conteúdo com a falsa informação de que Lula teria usado um ponto no ouvido no último debate promovido pela TV Globo.

A sexta decisão proferida por Alexandre de Moraes no sábado institui que diversos perfis bolsonaristas apaguem posts com um panfleto falso, atribuído à chapa Lula e Alckmin, com outro plano de governo falso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?