metropoles.com

Mais de 300 cidades terão transporte gratuito no 2º turno das eleições

Número de cidades é cinco vezes maior do que no 1º turno, quando 62 municípios adotaram o sistema. Todas as capitais terão passe livre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
aglomeração ônibus
1 de 1 aglomeração ônibus - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Levantamento feito pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e pelo Tarifa Zero BH aponta que pelo menos 343 municípios terão transporte público gratuito neste domingo (30/10), data do segundo turno das eleições.

O número é cinco vezes maior do que no primeiro turno, quando 62 cidades brasileiras adotaram o sistema.

O estudo engloba 158 municípios que oficializaram a gratuidade, e outros 52 em que há a promessa de liberação das catracas; além de 133 atendidos apenas por sistemas metropolitanos de Passe Livre. As organizações estimam que a medida beneficia 98,9 milhões de habitantes.

Ficaram do fora do levantamento 43 cidades que dispõem de transporte gratuito durante todo o ano. Se incluídos no levantamento, serão 386 municípios e 101 milhões de pessoas atendidas.

Todas as capitais e o Distrito Federal adotaram a gratuidade no transporte público no próximo domingo.

Segundo o estudo, São Paulo é o estado com maior número de municípios com transporte gratuito, com 144, seguido de Bahia (28), Goiás (21) e Ceará (21). No Acre, a única cidade que adotou o sistema, parcialmente, foi a capital, Rio Branco. A passagem será livre apenas no trecho de volta, sujeito a apresentação do comprovante de votação.

Amapá, Tocantins, Amazonas, Minas Gerais, Roraima e Rondônia são estados onde haverá gratuidade em só um município, de acordo com os dados levantados até a manhã desta sexta-feira (28/10).

Veja os dados por região:

  • Sudeste: 170
  • Nordeste: 96
  • Sul: 31
  • Centro-Oeste: 30
  • Norte: 8

Decisão do STF

Na última quarta-feira (19/10), o Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou as prefeituras a disponibilizarem gratuitamente o serviço de transporte coletivo de passageiros no segundo turno das eleições.

A liberação não é uma obrigatoriedade, tampouco provoca punição por improbidade em caso de recusa. O tema foi analisado no plenário virtual da Corte.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?