metropoles.com

Macron divulga vídeo de ligação que fez para felicitar Lula; assista

Presidente da França enviou felicitações ao presidente eleito nesse domingo (30), após o resultado do pleito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Divulgação
Imagem colorida de Lula cumprimentando o presidente da França, Emmanuel Macron, durante viagem à França-- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula cumprimentando o presidente da França, Emmanuel Macron, durante viagem à França-- Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O presidente da França, Emmanuel Macron, publicou nas redes sociais a conversa telefônica que teve com o presidente eleito no Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (31/10), para parabenizá-lo pela vitória nas urnas no segundo turno. Ainda no domingo (30), o líder francês já havia saudado o petista pela conquista.

Nas imagens, os líderes desejam bom dia um ao outro e, em clima amistoso, citam os laços bilaterais antigos entre os dois países.

“Eu esperava com muita impaciência este momento para que a gente pudesse começar uma parceria estratégica à altura de nossa história e dos desafios futuros. Parabéns pela eleição”, disse o chefe de Estado francês.

Veja o vídeo:

Macron foi um dos primeiros líderes mundiais a enviarem felicitações ao próximo presidente da República. Ainda no domingo, Lula recebeu uma mensagem dele direto de Paris falando sobre a união das forças das duas nações.

“Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, escreveu Macron.

Confira o post:

Além dele, presidentes, primeiros-ministros e chefes de Estado saudaram o próximo presidente brasileiro. Joe Biden (EUA), Rishi Sunak (Reino Unido), Xi Jinping (China), Olaf Scholz (Alemanha) e líderes sul-americanos, como Gustavo Petro (Colômbia), Alberto Fernández (Argentina) e Nicolás Maduro (Venezuela) prestaram homenagens.

Com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 00h29 de segunda-feira (31/10), Lula venceu as eleições brasileiras com 50,90% dos votos válidos. O petista bateu o próprio recorde e recebeu o maior número de votos da história do país: 60.345.999. Jair Bolsonaro recebeu 58.206.354 votos e ficou com 49,10%.

Bolsonaro e Macron tiveram desentendimentos nos últimos anos. O atual presidente brasileiro já fez declarações ofensivas contra a esposa do presidente francês, em 2019, após discordâncias sobre a Amazônia. A relação do francês com Lula, por outro lado, sempre foi estreita e amistosa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?