Lula retribuirá gesto de Boulos com visita a ocupação do MTST
Pré-candidato do PT ao Planalto, o ex-presidente espera contribuir para alavancar o nome de Boulos entre os candidatos de São Paulo à Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
Comemorada pelo PT, a desistência de Guilherme Boulos (PSol) da disputa pelo governo de São Paulo teve o reconhecimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pretende retribuir o gesto na próxima sexta-feira (25/3), em São Paulo, visitando um grupo de famílias do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), fundado e liderado pelo psolista.
Na segunda-feira (21/3), Boulos decidiu retirar a pré-candidatura ao governo de São Paulo e se lançar na corrida para a Câmara dos Deputados. A decisão deve reforçar a candidatura do petista Fernando Haddad, defendida por Lula e que, de acordo com recentes pesquisas lidera as intenções de voto dos paulistas.
Já vamos preparando o Celtinha! Se tudo der certo, dia 1º de janeiro de 2023 estaciono ele em frente à Câmara dos Deputados e vou andando até o Planalto assistir a posse do Lula. Vamos nessa? pic.twitter.com/ggrlosb5T0
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 21, 2022
O horário e o local do evento ainda não foram divulgados. No entanto, as assessorias tanto de Lula quanto de Boulos confirmam que está sendo organizado.
Há duas semanas, o MTST tomou a decisão de apoiar Lula nas eleições após reunião da direção do movimento. Lula, por sua vez,
se comprometeu com pautas na área da habitação, que são o principal foco de atuação do movimento.
De acordo com pesquisa Quaest (SP-03634/2022) divulgada na última semana, Haddad lidera a corrida, com 24% das intenções de voto. Boulos aparecia na 4ª posição, com 7%. Nesse caso, com a mudança de trajetória de Boulos, espera-se que as intenções de votam migrem para o petista.
Na segunda-feira, Haddad também agradeceu a Boulos pelo gesto. Por meio das redes sociais, o petista disse que “não faltará empenho” para puxar votos para o psolista.
Não faltará empenho da minha parte para que estejamos juntos, agora e sempre. Uma honra contar com seu respeito. @GuilhermeBoulos é um quadro que terá nossa consideração e reciprocidade. Esteja certo disso. https://t.co/u6vcOKCEOO
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) March 21, 2022
A decisão de Boulos se soma ao movimento da maior parte do partido de levar o apoio formal do PSol para Lula. A sigla tem conversas adiantadas com a Rede para a formação de uma federação e, de acordo com integrantes do partido, não há possibilidade de “liberar” a futura federação para apoiar qualquer candidato.
“O que pode haver, por parte de alguns integrantes da Rede, será um apoio individual a outro candidato, mas a federação, uma vez formada, estará formalmente no apoio à candidatura de Lula, disse o deputado Ivan Valente (PSol-RJ).
As principais dissidências são das ex-senadoras Marina Silva (AC) e Heloisa Helena (AL). Ambas já declararam intenção de apoiar o candidato do PDT, Ciro Gomes (CE).