Lula rebate crítica sobre Alckmin: “Contradição seria ter vice do PT”
Aliados do ex-tucano cobraram manifestações públicas de Lula para conter resistências no PT e de aliados contra o ex-governador
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT ao Palácio do Planalto, rebateu nesta quinta-feira (24/3) as críticas internas do partido e de aliados sobre a escolha do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) como vice na chapa. Em entrevista à rádio Super 91,7 FM, Lula apontou que, apesar de o ex-tucano ter sido adversário do PT, não há contradição na escolha, visto que a ideia é ampliar o apoio para a eleição.
“Contraditório seria eu ter um vice do PT, porque seria uma soma zero”, disse o ex-presidente. “Ou seja, não acrescentaria nada na expectativa eleitoral do povo brasileiro”, continuou.
Na quarta-feira (23/3), o ex-tucano se filiou ao PSB, partido que se coligará com o PT no projeto de levar Lula de volta ao Planalto. Antes da filiação de Alckmim ao PSB, aliados do ex-governador chegaram a pedir que Lula atuasse para conter as críticas, alegando que ele merecia mais respeito por parte de petistas e de partidos que estarão na coligação.
“Alckmin já foi meu adversário em 2006, foi adversário da Dilma também. Isso não é problema, porque estamos tentando construir uma proposta de reconstrução do Brasil, que leve em conta a necessidade de se pensar no modelo de desenvolvimento regional”, discursou Lula.
Ele comparou as críticas com aquelas recebidas quando escolheu o empresário José Alencar como vice, e apontou que a escolha foi a mais acertada. “Já tive o José Alencar de vice. Eu não o conhecia antes e tive o prazer de conviver com uma das pessoas mais extraordinárias”, destacou. Alencar era do PL na primeira eleição da chapa à Presidência, em 2002, mesmo partido onde está hoje o presidente Jair Bolsonaro.
A escolha de Alckmim como vice não foi bem digerida por setores da esquerda do PT e por partidos que serão aliados de Lula na disputa, como o PSol, por exemplo, que chegou a se manifestar publicamente sobre o assunto. No caso do PT, Lula enfrentou críticas de José Genoino (SP) e Rui Falcão, entre outros.