Lula publica vídeo com apoio do povo indígena Xavante à candidatura
Candidato se disse honrado com o apoio dos indígenas e falou na garantia dos direitos dos povos originários
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente e candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, neste domingo (18/9), um vídeo do povo indígena Xavante declarando apoio à sua candidatura.
No registro, o cacique Agnelo Temrite Wadzatse, de Barra do Garças (MT), diz que seu povo pede voto em Lula em 2022. O apoio dos Xavantes ao PT também havia sido dado em 2018.
“Honrado com o apoio e confiança do povo Xavante. Com participação e protagonismo dos povos indígenas, vamos juntos construir políticas para garantir os direitos aos povos originários”, escreveu Lula na legenda do vídeo.
Veja:
Honrado com o apoio e confiança do povo Xavante. Com participação e protagonismo dos povos indígenas, vamos juntos construir políticas para garantir os direitos aos povos originários. pic.twitter.com/GU0IR86qzc
— Lula 13 (@LulaOficial) September 18, 2022
Em abril, o petista garantiu que, se eleito, criará um ministério específico para a questão indígena.
“Eu criei o Ministério a Pesca, da Mulher. Por que não criar o ‘Ministério da Questão Indígena?”, perguntou Lula. Ele também afirmou que o chefe da pasta será um indígena. “Não sei quem, mas se prepare que alguém terá que assumir o ‘ministério dos indígenas’ e não será um branco como eu. Será um índio, uma índia”.
Lula também criticou as decisões tomadas pelo governo Jair Bolsonaro (PL) no setor. “Vamos seremos um governo para distribuir liberdade e fraternidade, não armas, não balas. Não queremos invasão em terra indígena”, apontou. “Vivemos um governo que desrespeita os povos indígenas”, criticou.
Segundo ele, os decretos da atual gestão abriram espaço para a ocupação de terras indígenas. “Precisamos criar o dia do revogaço e revogar todos os decretos que tiram direitos dos índios, que contam a favor do desmatamento”, apontou.