metropoles.com

Lula: “Preciso saber se Bolsonaro vai permitir que haja transição”

Novo presidente eleito, Lula discursou para apoiadores no fim da noite deste domingo (30/10), após divulgação dos resultados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Lula em discurso na Paulista
1 de 1 Lula em discurso na Paulista - Foto: Reprodução

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em ato com apoiadores neste domingo (30/10) que precisa saber se Jair Bolsonaro (PL) permitirá que “haja uma transição” de governo nos próximos dois meses.

“Eu gostaria de estar só alegre, mas eu estou metade alegre e metade preocupado, porque, a partir de amanhã, eu tenho que começar a me preocupar como é que a gente vai governar este país. Preciso saber se o presidente que nós derrotamos vai permitir que haja uma transição para que a gente tome conhecimento das coisas”, declarou.

“Eu talvez tire dois dias para descansar e depois vou começar a trabalhar porque eu já fui presidente, já ganhei a primeira e de todas as vitórias que eu tive, esta é a vitória mais consagradora porque nós derrotamos o fascismo”, disse. “O povo vai poder sorrir outra vez.”

O novo mandatário venceu Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (30/10). A vitória foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, com 98,81% das urnas apuradas, quando o petista tinha 50,83% dos votos válidos (59.563.912), e Bolsonaro, 49,17% (57.627.462).

Bolsonaro ainda não admitiu a derrota e escolheu não se pronunciar. O presidente acompanhou a apuração da Granja do Torto, em Brasília, mas não fez a tradicional coletiva de imprensa após a divulgação do resultado.

6 imagens
O presidente eleito Lula discursou na Avenida Paulista
Lula acompanhado de aliados
Lula discursa após a vitória nas urnas
Luiz Inácio Lula da Silva é eleito pela terceira vez
Lula faz uma declaração pública em hotel de SP após vitória nas urnas
1 de 6

Lula e aliados fizeram comemoração em SP

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 6

O presidente eleito Lula discursou na Avenida Paulista

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 6

Lula acompanhado de aliados

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 6

Lula discursa após a vitória nas urnas

Fábio Vieira/Metrópoles
5 de 6

Luiz Inácio Lula da Silva é eleito pela terceira vez

Fábio Vieira/Metrópoles
6 de 6

Lula faz uma declaração pública em hotel de SP após vitória nas urnas

Fábio Vieira/Metrópoles

Vitória

Para vencer a disputa, a campanha de Lula vendeu seu nome como vacina contra suposta ameaça à democracia: a permanência no poder do presidente Bolsonaro. O titular do Planalto, por sua vez, “ajudou” na tática petista, ao questionar, durante todo o seu mandato, a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro, mesmo sem apresentar provas. A última pedrada bolsonarista contra o pleito foi cogitar adiamento do segundo turno devido à denúncia de que rádios teriam boicotado a campanha do presidente, que segue no cargo até o fim de dezembro.

Lula conseguiu se colocar na disputa como candidato de uma frente ampla, ao reunir em sua campanha antigos adversários – como seu próprio vice, o ex-tucano Geraldo Alckmin (hoje no PSB), contra quem concorreu em 2006.

Ao longo da corrida eleitoral, o petista angariou o apoio de diversos nomes, como, por exemplo: André Janones (Avante), que desistiu de concorrer ao cargo para apoiar o ex-presidente; o economista Henrique Meirelles, que criou o teto de gastos, tão criticado pelo próprio Lula; a ex-senadora Marina Silva, que havia rompido com o PT anos antes; os economistas do Plano Real; e o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do inquérito do Mensalão.

O apoio de músicos, atores e influenciadores também foi essencial para a trajetória do presidente eleito. Inúmeros famosos nacionais e internacionais participaram de eventos da campanha de Lula e declararam o voto no petista, como Caetano Veloso, Felipe Neto, Valesca Popozuda e até o ator Mark Huffalo, que interpreta o Hulk.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?