metropoles.com

Lula planeja reviver lançamento do Fome Zero em Guaribas, no Piauí

A cidade é símbolo por ter sido “piloto” para a implantação do programa de distribuição de renda que deu origem ao Bolsa Família

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lula debate o custo de vida com mulheres da zona norte de São Paulo
1 de 1 Lula debate o custo de vida com mulheres da zona norte de São Paulo - Foto: null

Resgatar o simbolismo de uma cruzada do país contra a fome é o que diz planejar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que incluirá no roteiro da campanha uma visita à cidade de Guaribas, no sertão do Piauí. O município, a 653 km de Teresina e com 4.568 habitantes, é símbolo do combate à fome por ter sido “piloto” para o programa Fome Zero, lançado em 2003, quando Lula inaugurava seu primeiro mandato.

Mais tarde, o Fome Zerou ganhou escala, dando origem ao Bolsa Família, programa de distribuição de renda que virou marca do governo petista, premiado internacionalmente. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), substituiu o Bolsa Família pelo Auxílio Brasil.

Em reunião nesta segunda-feira (2/5), Lula fez o pedido ao ex-governador piauiense Wellington Dias (PT), um dos membros do comando da campanha. O presidenciável quer realizar em Guaribas e no município vizinho de Acauã uma evento para debater a questão da segurança alimentar, tema que a campanha definiu como central.

A viagem ainda não tem data marcada, mas a previsão é de que ocorra em junho, quando Lula planeja visitar o Nordeste. Além do Piauí, o petista visitará outros estados. Um deles é Alagoas, onde uma agenda com o ex-governador Renan Filho (MDB) e com o senador Renan Calheiros (MDB) já está sendo articulada.

Fome na pauta

A campanha de Lula vem se esforçado para trazer para a centralidade do debate eleitoral o tema da fome, a despeito de toda pauta bolsonarista que se coloca com força nas redes sociais, incluindo ataques às instituições e à democracia.

Não há nenhum discurso ou entrevista do ex-presidente no qual ele não fale do tema, sempre fazendo um contraponto com o atual presidente Jair Bolsonaro, seu principal adversário.

Nesta semana, Lula participou de um ato com mulheres da comunidade de Brasilândia, voltado para a questão do alto preço dos combustíveis.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann chegou a falar sobre a prioridade do assunto para a campanha e apontou que o ex-presidente mostrará sua propriedade na discussão dessa pauta. “Não vejo nenhum candidato, nem Bolsonaro, nem da terceira via, falando sobre o assunto. Só Lula fala sobre a fome”, disse Gleisi.

O programa Fome Zero foi lançado em 3 de fevereiro de 2003 e tinha por objetivo erradicar a miséria no Brasil por meio de transferência de renda a famílias que viviam na extrema pobreza.

Na época, Guaribas apresentava o menor Índice de Desenvolvimeno Humano (IDH) do país – 0,214, de acordo com o Censo de 2000. Hoje, a cidade tem um IDH de 0,508, ainda considerado baixo pelo IBGE.

Pesquisas divergentes

Nesta segunda, integrantes do núcleo central da campanha passaram todo o dia em reunião, analisando dados apresentados para cada estado da Federação sobre o desempenho de Lula. As conclusões apresentadas pelo presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, apontam um resultado divergente das pesquisas divulgadas recentemente, que indicam estagnação de Lula e crescimento de Bolsonaro em vários estados.

Pesquisas internas realizadas pelos PT apontam uma melhora no desempenho de Lula em estados onde ele tem uma disputa acirrada com o presidente Bolsonaro.

Petistas ouvidos pelo Metrópoles apontam que a surpresa é o Rio Grande do Sul, onde Lula cresceu e aumentou a margem sobre Bolsonaro. Outro estado que também causou otimismo na equipe do presidenciável é São Paulo.

Por se tratar de uma consulta contratada pelo partido e sem registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os números não podem ser divulgados.

A reunião desta segunda contou com a presença de Lula e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), pré-candidato a vice. No encontro, houve também a participação dos diretórios locais, que foram chamados por meio de videoconferência durante a apresentação.

fase de viagens

Lula lançará sua pré-candidatura no dia 7 de Maio. A partir daí, ele inaugura uma fase de viagens pelo país.

Na próxima semana, ao lado de Alckmin, o petista visitará Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora, em Minas Gerais. Na capital mineira, o petista fará um ato político no Expo Center e terá uma reunião com o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) para acertar a chapa ao governo de apoio mútuo no estado.

Em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Lula terá um ato no Shopping Oiapoque, um centro de lojas populares.

Já em Juiz de Fora, a agenda é com professores e reitores de universidades e institutos federais no estado. O tema a ser discutido é a questão da educação.

Pausa para casamento

Já na semana seguinte, Lula fará uma pausa na campanha para se casar com a socióloga Rosângela Silva, conhecida como Janja. O casamento está marcado para o dia 18 de maio.

Na semana seguinte, a partir do dia 23, Lula retoma as viagens. Ao lado de Alckmin, ele visitará o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ainda no mês de maio, na última semana, o petista pretende ir ao Pará e ao Amazonas.

6 imagens
Ex-presidente Lula
Ex-presidente Lula se reuniu com lideranças de PSB, Rede, PCdoB e PV para discutir meio ambiente
Lula debate o custo de vida com mulheres da zona norte de São Paulo
1 de 6

Lula em evento com mulheres, em Brasilândia, zona norte de São Paulo

Luciana Lima/Metropoles
2 de 6

Ex-presidente Lula

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 6

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 6

Aline Massuca/Metrópoles
5 de 6

Ex-presidente Lula se reuniu com lideranças de PSB, Rede, PCdoB e PV para discutir meio ambiente

Ricardo Stuckert/Divulgação
6 de 6

Lula debate o custo de vida com mulheres da zona norte de São Paulo

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?