metropoles.com

Lula lembra 7×1 e diz que povo estava irritado e “fora da normalidade”

Candidato do PT citou denúncias de corrupção na Copa do Mundo no Brasil, em 2014, e lembrou vaias à então presidente, Dilma Rousseff

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante conversa com apoiadores
1 de 1 ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante conversa com apoiadores - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato ao Palácio do Planalto, afirmou que viveu um sentimento de frustração em relação à Copa do Mundo sediada no Brasil, em 2014. Em evento com empresários do turismo em São Paulo, nesta terça-feira (20/9), o petista falou sobre a imagem de um mundial marcado por corrupção e dos xingamentos à então presidente Dilma Rousseff.

“A imagem era de uma Copa corrupta, de que todo mundo roubou nos estádios. Eu fico imaginando o ódio que estava impregnado dentro da cabeça dos nossos jogadores naquele 7×1. O país estava irritado, estava nervoso”, lembrou.

Lula fez referência à eliminação do Brasil na semi-final da competição, após sofrer uma goleada de 7×1 do time da Alemanha. O episódio é marcado como a pior derrota da história da seleção brasileira.

O petista também falou sobre a onda de críticas à Dilma Rousseff, candidata apoiada por ele ao governo que sofreu um impeachment, em 2016. “Eu quando vi o povo xingando a Dilma na abertura, aquilo não era comportamento de um povo que estivesse na sua normalidade. Não estava”.

Durante o evento, Lula falou sobre os atrativos brasileiros em termos de turismo, e argumentou que o país não sabe cuidar das próprias riquezas. O petista ressaltou a importância de “oferecer comodidade e segurança” aoas turistas que querem viajar pelo país.

O candidato também se posicionou contra o que chamou de um “clima de provocação” em território brasileiro, e atribuiu a responsabilidade pelas hostilidades ao atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

“A gente precisa voltar a conversar, as famílias não podem brigar por causa de política, brigar por causa de presidente, brigar por causa de fake news, por causa de mentira. E vocês sabem que o país está assim. Há um estado de nervosismo na sociedade quase inexplicável, a não ser pelo comportamento do cidadão e dos milicianos que tomaram conta do país”, declarou.

O petista se referiu à escalada de violência política no Brasil. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), dois em cada três brasileiros (67,5%) afirmam ter medo de serem agredidos fisicamente em razão da escolha partidária ou política.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?