Lula faz ato no RJ com prefeito aliado de campeões de voto e sinaliza mudança de rumo
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Belford Roxo (RJ), nesta terça-feira (11/10), acompanhado do prefeito Waguinho e outros políticos
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de ato, nesta terça-feira (11/10), com o prefeito de Belford Roxo e presidente estadual do União Brasil no Rio de Janeiro, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho. A agenda de campanha ocorre na Praça da Areia Branca, em Belford Roxo.
Da caçamba de uma caminhonete, Lula tremulou a Bandeira do Brasil diversas vezes, e recebeu aplausos dos apoiadores. O candidato petista pegou um bebê recém-nascido no colo e o beijou. Uma criança também subiu no carro do ex-presidente.
“Estamos aqui para ganhar as eleições em 30 de outubro. Quero agradecer o Waguinho pela coragem. Belford Roxo é livre. Presidente precisa governar com prefeitos, ouvir prefeitos. Prefeito mora mais perto do povo”, disse Lula.
Lula está acompanhado da esposa, a socióloga Rosângela Silva, a Janja; da deputada federal Benedita da Silva (PT); do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), quinto colocado na corrida ao Senado nestas eleições; além de Waguinho.
A campanha do ex-presidente parece já ter adotado novos rumos após a reunião de segunda-feira para discutir como “incorporar forças políticas” que se juntaram aos petistas no segundo turno e como refletir isso na identidade visual da campanha. Poucas pessoas usaram vermelho, tradicional cor do PT, ao longo da caminhada em Belford Roxo. Nenhum político sobre o carro de Lula estava vestido com roupas vermelhas. O candidato petista também tremulou a Bandeira do Brasil, símbolo muito usado por Bolsonaro.
O encontro também sela importante aliança para o candidato petista no segundo turno da corrida presidencial, já que Waguinho, que é evangélico, conta com grande base eleitoral na Baixada Fluminense, região onde Lula foi derrotado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em todos os 13 municípios.
O político de Belford Roxo foi cobiçado pela campanha de Jair Bolsonaro, mas escolheu ficar ao lado do candidato petista.
Waguinho ajudou a reeleger a mulher, a deputada federal Daniela do Waguinho (União), em primeiro lugar no estado, com 213.706 votos, e Márcio Canella (União), o mais votado para deputado estadual.
“Deixo claro que sou aliado do governador Cláudio Castro, mas faço minha declaração de voto em Luiz Inácio Lula da Silva, por sua história de luta pela democracia e inclusão social, pois acredito ser este o caminho mais apropriado para o nosso país”, disse Waguinho, em nota, na segunda-feira (10/10), após declarar apoio a Lula.