Lula fala em SP sobre 2º turno: “Chance que o povo brasileiro me dá”
O candidato do PT à Presidência da República comentou na noite deste domingo (2/10) o resultado do primeiro turno das eleições 2022
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou na noite deste domingo (2/10) sobre o resultado do primeiro turno das Eleições 2022. O candidato à Presidência da República falou para a imprensa no Novotel Jaraguá, localizado na região central de São Paulo, onde também acompanhou a apuração de votos.
“Nós vamos ganhar essas eleições. Isso isso para nós é apenas uma prorrogação”, afirmou Lula. O segundo turno já foi definido matematicamente.
“Para avaliar bem o que que está acontecendo hoje a gente tem que lembrar o que estava acontecendo há quatro anos atrás. Quando eu era tido como se fosse um ser humano jogado fora da política”, disse.
“Eu disse que a gente retornaria com mais força, com mais vontade, com mais disposição porque a única razão de a gente parar de lutar é o dia que o povo brasileiro tiver outras centenas de lideranças que consiga fazer com que ele conquiste aquilo que ele precisa para melhorar de vida e nosso País está pior”, afirmou.
Debate com Bolsonaro
E vai ser importante porque vai ser a primeira chance da gente fazer um debate com o presidente da república, sabe? Pra saber sabe se ele vai continuar contando mentiras ou se vai pelo menos ali na falácia com o povo brasileiro. Eu acho que é uma chance que o povo brasileiro me dá.
O candidato do PT afirmou que o segundo turno será uma oportunidade para poder ter um embate direto com Bolsonaro.
“Vai ser a primeira chance da gente fazer um debate com o presidente da república para saber saber se ele vai continuar contando mentiras”, disse. “Eu acho que é uma chance que o povo brasileiro me dá”, complementou.
Lula afirmou que no debate anterior havia “gente estranha” e numa próxima oportunidade os eleitores poderão fazer comparações.
Comemoração de convidados
Às 20h02, com cerca de 70% das urnas computadas o candidato petista tomou à dianteira deixando o atual presidente em segundo lugar. No momento, os convidados nacionais e internacionais de Lula comemoraram no hotel com gritos e cantando jingles de campanhas.
Festa na paulista
Lula depois foi à Avenida Paulista, na capital de São Paulo, onde apoiadores do petista se aglomeravam com a expectativa de uma vitória no 1º turno. Ele havia prometido comemorar com a militância no local, independente do resultado deste domingo.
Em cima de um carro de som, o ex-presidente tentou dar uma injeção de ânimo em seus apoiadores, que ficaram frustrados com o resultado, e convocou a militância a ir às ruas durante o segundo turno. “A justiça divina vai fazer a gente ganhar”, afirmou Lula, que já anunciou que fará reuniões nesta segunda-feira (3/10) para tentar ampliar o arco de alianças à sua candidatura.
Voto em São Bernardo
O ex-presidente votou às 8h45, na manhã deste domingo (2/10), na Escola Estadual Doutor João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campos, na região metropolitana de São Paulo.
O candidato petista falou à imprensa após votar e relembrou que últimas eleições, em 2018, quando não pôde votar, porque estava preso em Curitiba
“Há quatro anos atrás, não pude votar, porque tinha sido vítima de uma mentira nesse país. Estava detido na PF exatamente no dia da eleição. Tentei fazer com que a urna fosse até a cela para eu votar, não levaram; quatro anos depois, estou aqui votando, com o reconhecimento da minha total liberdade”, disse.