Lula diz que referência à KKK era sobre palanque de Bolsonaro no 7/9
Ex-presidente afirmou nessa quinta-feira (8/9) que os eventos de Bolsonaro foram conduzidos por uma “supremacia branca”
atualizado
Compartilhar notícia
![Lula](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_700/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2022/09/01145206/Lula-Belem.jpeg)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (9/9) que se referia ao palanque do presidente Jair Bolsonaro (PL) nos atos de 7 de Setembro quando fez a referência a uma reunião da Ku Klux Klan [organização civil americana que prega a supremacia racial branca, o racismo e o antissemitismo].
“O palanque… o palanque aqui de Copacabana, pela fotografia que eu vi, era supremacia branca no palanque. Eu até comparei que parecia a Ku Klux Klan, só faltou a máscara. É um palanque de uma elite, que tinha um cidadão vestido de Louro José, que era o artista principal da festa, ele pulava, ele animava, ele gritava, ele aplaudia”, disse Lula em evento no Rio de Janeiro.
A comparação já havia sido feita pelo ex-presidente nessa quinta-feira (8/9).
Durante o 7 de Setembro, Bolsonaro participou de atos em comemoração ao bicentenário da Independência em Brasília e no Rio de Janeiro, que enveredaram para um tom de comício eleitoral. Ao lado do presidente, estavam empresários, parentes e políticos.
Mais cedo, a equipe de Bolsonaro acionou o acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a fala de Lula.
“Em uma festa da sociedade brasileira, foi violentamente roubada por um presidente da república. Eu vejo em todo filme americano isso. Eu vi aquele palanque e eu fiquei assustado, não tinha povo. Tinha uma elite muito violenta em seus discursos, a começar pelo presidente da República”, disse.
E acrescentou: “Eu acho triste que um Presidente da República tenha a pachorra de avacalhar um ato nacional, uma data que é um patrimônio do nosso povo.”
Veja o trecho:
Lula diz que se referia ao palanque de Bolsonaro quando fez comparação com a Ku Klux Klan e repete afirmação.
Em coletiva, petista citou filhos de @jairbolsonaro. “Toda vez que ele pensar em falar nos meus filhos, tem que lavar a boca, pois ele sabe os filhos que tem”. pic.twitter.com/M266v2u1kv
— Metrópoles (@Metropoles) September 9, 2022