Lula chama Bolsonaro de “fanfarrão” e diz que evitaria mortes por Covid
O petista disse que se fosse presidente na pandemia, não teria deixado mais de 640 mil pessoas morrerem em decorrência da doença
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT ao Palácio do Planalto, chamou o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), de “fanfarrão” e disse que se ele fosse o presidente do país durante a pandemia de Covid-19, não teria deixado mais de 640 mil pessoas morreram por causa da doença.
O petista afirmou que o Brasil sempre teve uma cultura de vacinação e lembrou que, em seu governo, houve a gripe H1N1, que demandou uma ação rápida do Ministério da Sáude. “Em três meses, a gente vacinou 83 milhões de pessoas nesse país”, disse Lula.
“É por isso que eu quero voltar e estou me colocando como candidato. Em um governo meu não teriam morrido mais de 640 mil pessoas por causa da (falta) de vacina”, disse. “O país tem cultura de vacina”, destacou.
O petista ainda apontou que somente após a pandemia é que políticos de direita e veículos de televisão passaram a falar de forma positiva do Sistema Único de Sáude (SUS).
“Eles tratavam o SUS como se valesse nada. A televisão que só noticiava desgraça no SUS. Veio a pandemia e, graças a Deus, eles começaram a enxergar o valor do SUS e o valor dos funcionários que trabalham, com baixo salário, mas se dedicaram para salvar o povo”, disse o ex-presidente.
Segundo Lula, Bolsonaro “não teve compaixão” com as milhares de pessoas que morreram em decorrência do coronavírus. “Ele não se importava com a morte, mesmo se fosse parente dele. O que ele dizia é que quem fosse tomar vacina ia virar jacaré”, disparou o petista.
“Se ele não fosse irresponsável, teria reunido os governadores, reunido institutos de pesquisa, prefeitos e teria decidido: nós vamos vacinar 215 milhões de brasileiros em tempo recorde. Mas ele não. Ele não discute a saúde do povo”, criticou.
“Bolsonaro fanfarrão”
Lula falou da inflação e chamou Bolsonaro de “fanfarrão”. Segundo o petista, o atual mandatário não tem coragem de dar entrevista e por isso faz lives semanais nas quais “ele pergunta para ele mesmo” sobre os assuntos do país.
“Metade da inflação é de preços controlados pelo governo. O preço do gás é controlado, da gasolina é controlado. Esse presidente da República é um fanfarrão. Ele só sabe contar mentira. Não dá entrevista, fala só em lives para o público dele. Ele respondendo para ele mesmo, porque ele c0nta, no mínimo, sete mentiras por dia”, disse Lula.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.