Lula cai entre católicos e Bolsonaro, entre evangélicos, diz Ipec
Os candidatos entraram em uma espécie de “guerra santa” para conquistar votos dos religiosos neste segundo turno
atualizado
Compartilhar notícia
A nova rodada da pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (17/10), indica uma queda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre o eleitorado católico. Entre o público evangélico, Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, também caiu.
Os candidatos entraram em uma espécie de “guerra santa” para conquistar votos dos religiosos neste segundo turno. A tática, no entanto, parece ter tido o efeito contrário, segundo o levantamento.
Lula, que tinha 60% das intenções de voto entre católicos na última sondagem, de 10 de setembro, caiu para 56%. Bolsonaro subiu de 34% para 38%.
Entre o eleitorado evangélico, o atual mandatário foi quem mais perdeu eleitores, de acordo com a pesquisa. Bolsonaro tinha 63% na consulta anterior e foi para 60%. O petista tinha 31% e passou para 32%.
Em relação a outras doutrinas e não-religiosos, Lula lidera com 55% das intenções de voto (mesmo percentual da pesquisa anterior). Bolsonaro pontuou 36% (os mesmos 36% da última sondagem).
A consulta entrevistou 3.008 pessoas entre os dias 15 e 17 de setembro, em 184 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número BR-02707/2022.