metropoles.com

Lula anuncia apoio de Helder Barbalho, governador mais votado do país

Além de Barbalho, do Pará, Lula se reúne nesta quarta (5/10) com governadores do eixo Norte-Nordeste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Campanha Lula/Reprodução
helder barbalho
1 de 1 helder barbalho - Foto: Ricardo Stuckert/Campanha Lula/Reprodução

O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nas redes sociais que terá o apoio do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA), no segundo turno das eleições. O encontro entre eles aconteceu em São Paulo nesta quarta-feira (5/10).

Como adiantou a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, o acordo foi firmado durante uma reunião entre os dois na produtora da campanha do petista, na capital paulista, onde o ex-presidente grava nesta manhã novos programas de TV.

Barbalho teve 70,41% dos votos, sendo, proporcionalmente, o governador mais votado do país e o primeiro da história do estado a ser reeleito em primeiro turno.

Além disso, o Pará abriga 25% dos eleitos na bancada federal do MDB na Câmara. Lula teve 52% dos votos no estado, contra 40% de Bolsonaro.

Veja a publicação:

Reunião com governadores

A campanha de Lula anunciou uma reunião com governadores estaduais na tarde desta quarta-feira (5/10), em São Paulo. Além de Barbalho, participarão do evento as governadoras Regina Sousa (PT-PI) e Izolda Cela (CE) e os governadores Rui Costa (PT-BA), Carlos Brandão (PSB-MA), Clécio Luís (Solidariedade-AP), Paulo Câmara (PSB-PE), Paulo Dantas (MDB-AL) e João Azevedo (PSB-PB).

Após o resultado das eleições apontar que a disputa pelo Palácio do Planalto será definida em segundo turnoLuiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) têm buscado apoio de partidos políticos e aliados para vencer a corrida pela Presidência da República.

No primeiro turno, realizado no último domingo (2/10), o mandatário do país, que tenta a reeleição, ficou atrás do petista. Bolsonaro recebeu 51 milhões de votos (43,20%), enquanto Lula ficou com 57,2 milhões (48,43%).

Apoio declarado

Além dos partidos, Bolsonaro e Lula miram alianças com políticos relevantes no cenário eleitoral. Nomes que foram reeleitos no último domingo, como Cláudio Castro (PL-RJ) e Romeu Zema (Novo-MG), e o de Sergio Moro (União-PR), ex-ministro e vencedor da disputa pela vaga de senador no Paraná, declararam apoio a Bolsonaro.

Mais cedo, o presidente disse que vai procurar outros governadores para formar alianças no segundo turno das eleições. Na tarde de terça (4/10), o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou que apoiará, de forma “incondicional”, o presidente Jair Bolsonaro à reeleição.

Ainda na terça, o PDT, que tinha Ciro Gomes como candidato à Presidência, anunciou, por unanimidade, apoio a Lula no segundo turno. O Cidadania, presidido por Roberto Freire, também se manifestou a favor do petista.

Lula ainda tenta costurar aliança com Simone Tebet (MDB). A proposta é dar mais protagonismo para a emedebista – que ainda não se manifestou quanto ao segundo turno. A ideia do petista é televisionar o apoio ampliado de Lula para além do PT e de partidos identificados como de esquerda.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?