metropoles.com

Lula alcança 47,17% dos votos no exterior, contra 41,61% de Bolsonaro

Com 100% das urnas eletrônicas apuradas no Brasil e no exterior, TSE mostra o desempenho dos candidatos nos colégios eleitorais fora do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Yanka Romão
6-Lula e Bolsonaro copiar_Yanka Romão _ Metrópoles
1 de 1 6-Lula e Bolsonaro copiar_Yanka Romão _ Metrópoles - Foto: Arte/Yanka Romão

Com a apuração de 100% das urnas eletrônicas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderou a disputa em 85 seções eleitorais fora do Brasil, com 47,17% dos votos válidos (138.933 no total), contra 55 dos pontos de votação no exterior a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL), 41,61% dos votos (122.548). Números foram divulgados nesta quarta-feira (4/10) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT) com 4,53% dos votos válidos (13.341), seguido por Simone Tebet (MDB) com 4,44% (13.167), Felipe D’Ávila (Novo) com 1,28% (3.780) e Soraya Thronicke (União Brasil) com 0.26% (753).

Diferente das eleições que acontecem no Brasil, os eleitores que votaram fora do país podem escolher apenas o presidente da República.

O ex-presidente Lula ganhou em três das quatro cidades mais ricas do mundo, como Tóquio, capital do Japão, Londres, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos. Já o presidente Jair Bolsonaro teve um desempenho melhor nas capitais criticadas por ministros do alto escalão como em Havana, em Cuba, e em Pequim, na China.

Bolsonaro, candidato à reeleição, liderou a disputa nos Emirados Árabes, Grécia, Indonésia, República Dominicana, Moçambique, Israel e Japão.

Segundo o TSE, existem 700 mil brasileiros aptos a votar que residem no exterior. Um aumento de aproximadamente 40% em comparação com a última eleição presidencial, em 2018.

O país com maior número de eleitores brasileiros é Portugal, com cerca de 200 mil cidadãos aptos a votar nas eleições deste ano. O TSE disponibilizou urnas em 181 espalhadas pelo o mundo, elas estavam distribuídas em repartições, embaixadas e consulados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?