metropoles.com

Lula aciona TSE contra suposto favorecimento do YouTube a vídeos pró-Bolsonaro

Estudo da UFRJ apontou que o algoritmo do YouTube privilegia vídeos da Jovem Pan favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (PL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/CNN
Na CNN, Lula criticou o ex-juiz Sergio Moro
1 de 1 Na CNN, Lula criticou o ex-juiz Sergio Moro - Foto: Reprodução/CNN

A Coligação Brasil da Esperança, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira (14/9) para tentar impedir que o YouTube siga, supostamente, privilegiando vídeos da Rede Jovem Pan com conteúdos favoráveis ao presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

A ação se baseia em estudo recente do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que mostrou que o algoritmo do YouTube privilegia vídeos da Jovem Pan com conteúdos pró-Bolsonaro nas recomendações.

No pedido, os advogados da campanha de Lula argumentam que a Justiça Eleitoral e as plataformas digitais assinaram um memorando de entendimento no início de 2022 para combater a desinformação. O texto reforça, ainda, que a empresa Google, detentora do YouTube, comprometeu-se a conferir acesso amplo a informações de fontes confiáveis.

“O privilégio concedido aos conteúdos da Rede Jovem Pan podem violar esse acordo, bem como o princípio da neutralidade das redes, previsto no Marco Civil da Internet”, afirma a coligação. Os advogados pedem que o Google se manifeste sobre os dados levantados pelo estudo da UFRJ e que informe quais medidas irá adotar para corrigir a irregularidade apontada.

“O estudo referenciado traduz a compreensão de que a plataforma YouTube não trata de forma isonômica o conteúdo distribuído ao usuário a título de ‘conteúdo informativo’, dada a sua concentração em uma mesma rede de produção de conteúdo sobre a qual, de forma ainda mais grave, recai graves indícios de parcialidade política”, diz trecho.

O estudo da UFRJ constatou que, em 18 visitas-teste ao YouTube com perfis diferentes, os canais do grupo Jovem Pan foram destacados 14 vezes na página inicial da plataforma, tendo um ou mais vídeos sugeridos. O mais recomendado foi o com a participação de Bolsonaro no programa Pânico.

Veja documento na íntegra:

SEI_TSE – 2198460 – Recibo Eletrônico de Protocolo by Karolini Bandeira on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?