metropoles.com

Lula aciona TSE contra Flávio Bolsonaro e Carla Zambelli por fake news

A campanha de Lula denunciou notícias falsas sobre descontos de 30% em salários de aposentados para “arcar com rombos causados pelo PT”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Apresentadora fala sobre suposta redução de salários no governo de Lula e campanha do petista aciona TSE por fake news - Metrópoles
1 de 1 Apresentadora fala sobre suposta redução de salários no governo de Lula e campanha do petista aciona TSE por fake news - Metrópoles - Foto: Reprodução

A Coligação Brasil da Esperança entrou com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o senador Flávio Bolsonaro (PL) e a deputada federal Carla Zambelli (PL) pela propagação de desinformação contra o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores (PT).

No documento, a campanha pede a remoção de vídeo postado no Instagram e no Twitter, com informações falsas atingindo aposentados. Os vídeos dizem que esse grupo estaria tendo descontos de 30% a 40% em seus contracheques para arcar com supostos “rombos” que teriam sido causados por Lula e o PT.

O pedido de remoção dos perfis específicos se dá pela grande quantidade de seguidores e pelo número de compartilhamentos do vídeo. Além disso, a campanha mostrou que Zambelli convoca milhões de seguidores para que divulguem a peça.

Representação ao TSE

Na representação, a Coligação Brasil da Esperança também pede que o senador e a deputada se abstenham de fazer novas publicações com o mesmo teor, sob pena de multa, e que sejam condenados por propaganda irregular.

A peça jurídica aponta que os representados divulgaram afirmações inverossímeis de forma consciente, com o objetivo de desinformar os eleitores. “A conduta dos representados é grave por utilizar a desinformação e a mentira como estratégia político-eleitoral”, ressalta o documento assinado pelos advogados Eugênio Aragão e Cristiano Zanin Martins.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?