Lula acerta palanque do PT com o MDB para 9 estados
O partido de Simone Tebet vai se reunir na próxima semana, em São Paulo, para definição dos palanques
atualizado
Compartilhar notícia
Membros do MDB farão, na próxima segunda-feira (19/7), em São Paulo, uma reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato petista ao Planalto, para acertar palanques conjuntos com o PT em pelo menos 9 estados.
Ex-aliados, os dois partidos se rivalizaram no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e, agora, a cúpula emedebista tenta decolar a candidatura de Simone Tebet (MS).
A aliança recebeu nesta terça-feira (12) o aval do ex-presidente, que está em Brasília para uma série de encontros políticos.
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022
Em um desses, Lula recebeu o senador Eduardo Braga (MDB-AM) e deu a ele o apoio para ser o candidato da aliança no Amazonas. Além disso, MDB e PT estarão juntos no Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Bahia e Alagoas.
“Nós vamos fazer uma reunião de todos os emedebistas que estão apoiando o presidente Lula na próxima segunda-feira, em São Paulo. Vamos conversar obviamente sobre os palanques, sobre essa questão nacional, sobre tudo e aí, logo em seguida, nós teremos os anúncios”, disse Eduardo Braga, ao sair do encontro.
Braga, no entanto, disse que não haverá pressão para que a candidata Simone Tebet desista da corrida eleitoral para apoiar Lula.
Antes do encontro com o petista, Braga chegou a ponderar que o MDB havia concordado em não levar adiante a candidatura de Simone Tebet, caso ela não decolasse até o mês de maio. No entanto, a cúpula do partido ainda insiste na ideia.
“São nove estados que estão apoiando o presidente Lula e o MDB precisa, portanto, ter uma grande discussão com relação a essa tese”, destacou.