Liderando pesquisas, Lula pede “dois ou três debates” em pool de tevês
Petista diz que muitas demandas de TV, rádio e redes sociais acabariam trancando os candidatos no estúdio, atrapalhando a campanha de rua
atualizado
Compartilhar notícia
Liderando as pesquisas de intenções de votos na disputa à Presidência da República, o ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu, nesta sexta-feira (28/1), a realização de dois ou três debates eleitorais em um pool de tevês para a disputa eleitoral de outubro.
Segundo o petista, o excesso de demandas de TV, rádio e redes sociais acabaria trancando os candidatos no estúdio, restringido o tempo de campanha de ruas e viagens pelo país. “Os debates são importantes para que a sociedade possa fazer a avaliação de que tipo de candidato ela deseja”, disse Lula, em entrevista à Rádio Liberal FM, de Belém, no Pará.
Eu acho que tem que ter um pool de TVs para fazer dois ou três debates, porque não dá para atender cada TV, rádio, rede social, se não a gente se tranca no estúdio. Os debates são importantes para que a sociedade possa fazer a avaliação de que tipo de candidato ela deseja.
— Lula (@LulaOficial) January 28, 2022
Nas eleições de 2018, houve ao menos sete debates eleitorais no primeiro turno e nenhum no segundo turno. Na ocasião, o então candidato Jair Bolsonaro (atualmente, no PL) estava hospitalizado após ter sofrido uma facada em 6 de setembro, durante a campanha. Ele acabou sendo eleito.
Já em 2014, houve cinco debates de TV no primeiro turno e quatro no segundo turno.