Líder de pesquisas para governo de Sergipe tem candidatura impugnada
Desde julho deste ano, Valmir de Francisquinho e o filho estavam inelegíveis por determinação do TSE. Mesmo assim, tentavam a disputa
atualizado
Compartilhar notícia
Melhor colocado nas pesquisas para o governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL) teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). Com a decisão, o ex-prefeito de Itabaiana e candidato do partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) deixa a disputa.
Na última pesquisa Ipec para o governo de Sergipe, de 25 de agosto, Francisquinho liderava tanto no cenário estimulado – quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores –, quanto no espontâneo – quando os nomes não são revelados.
No estimulado, ele figurava com 29% e no espontâneo, 16%. Com um nível de confiança de 95%, e com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 22 e 24 de agosto em 32 municípios sergipanos.
Antes, a negativa para disputar o governo teve unanimidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma vez que o político já havia sido condenado em julho deste ano, ao lado do filho Talysson Barbosa, por abusos de poder político e econômico nas eleições de 2018.
“O Tribunal Superior Eleitoral, em 23 de junho, manteve, por maioria, a condenação proferida pelo TRE-SE. As consequências da decisão já foram sentidas em Sergipe. Em um primeiro momento, a presidência do TRE-SE determinou a retotalização dos votos; e, no dia 30 de junho, Robson Viana foi empossado deputado estadual na vaga anteriormente ocupada por Talysson,” explicou o procurador.
Apesar da decisão, o candidato ainda pode recorrer da decisão ou indicar um outro nome para concorrer. No Instagram, Francisquinho se referiu à decisão como uma “maldade”.
“Sempre tranquilo, com semblante de vitória e a certeza de que aqueles que fizeram toda essa maldade comigo não terão o respaldo do povo sergipano nas urnas. Vamos pra cima!”, disse.
Veja o post:
Ver essa foto no Instagram