metropoles.com

Líder de pesquisas para governo de Sergipe tem candidatura impugnada

Desde julho deste ano, Valmir de Francisquinho e o filho estavam inelegíveis por determinação do TSE. Mesmo assim, tentavam a disputa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
1 de 1 - Foto: Reprodução/Instagram

Melhor colocado nas pesquisas para o governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL) teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). Com a decisão, o ex-prefeito de Itabaiana e candidato do partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) deixa a disputa.

Na última pesquisa Ipec para o governo de Sergipe, de 25 de agosto, Francisquinho liderava tanto no cenário estimulado – quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores –, quanto no espontâneo – quando os nomes não são revelados.

No estimulado, ele figurava com 29% e no espontâneo, 16%. Com um nível de confiança de 95%, e com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 22 e 24 de agosto em 32 municípios sergipanos.

Antes, a negativa para disputar o governo teve unanimidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma vez que o político já havia sido condenado em julho deste ano, ao lado do filho Talysson Barbosa, por abusos de poder político e econômico nas eleições de 2018.

“O Tribunal Superior Eleitoral, em 23 de junho, manteve, por maioria, a condenação proferida pelo TRE-SE. As consequências da decisão já foram sentidas em Sergipe. Em um primeiro momento, a presidência do TRE-SE determinou a retotalização dos votos; e, no dia 30 de junho, Robson Viana foi empossado deputado estadual na vaga anteriormente ocupada por Talysson,” explicou o procurador.

Apesar da decisão, o candidato ainda pode recorrer da decisão ou indicar um outro nome para concorrer. No Instagram, Francisquinho se referiu à decisão como uma “maldade”.

“Sempre tranquilo, com semblante de vitória e a certeza de que aqueles que fizeram toda essa maldade comigo não terão o respaldo do povo sergipano nas urnas. Vamos pra cima!”, disse.

Veja o post:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?