Jornalistas lançam manifesto em defesa da democracia e apoio a Lula
O documento “Manifesto Pró-Democracia” é assinado por mais de 700 profissionais e está aberto para novas adesões
atualizado
Compartilhar notícia
Jornalistas de todo o país publicaram, nesta segunda-feira (24/10), o “Manifesto Pró-Democracia”, em apoio ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas ações de combate às fake news e à chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSD) no segundo turno das eleições.
O documento é assinado por mais de 700 profissionais e está aberto para novas adesões. O manifesto destaca o repúdio a “qualquer forma de censura”, ao mesmo tempo em que rechaça o uso da liberdade de expressão para a divulgação de notícias falsas durante a campanha eleitoral.
“Também vemos com apreensão que concessões públicas de rádio e TV sejam usadas em favor de uma candidatura. Por isso apoiamos o esforço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para coibir a interferência danosa das fake news nas eleições, respeitados os limites da Constituição e da lei”, ressalta.
Os jornalistas também “recomendam” o voto em Lula e Alckmin em defesa da democracia, que, de acordo com a nota, está em jogo nesta eleição.
“Com a ampla aliança conduzida por Lula e Alckmin, reencontraremos a paz, o desenvolvimento e, fundamental para a sobrevivência do jornalismo, teremos a garantia de que a democracia sobreviverá!”