Ivo Cassol desiste de concorrer ao governo de Rondônia
Ex-governador havia obtido uma liminar para disputar o pleito deste ano, mas o STF formou maioria para derrubar a decisão
atualizado
Compartilhar notícia
O candidato a governador de Rondônia Ivo Cassol (PP) desistiu de concorrer ao cargo nesta quinta-feira (1º/9). A decisão foi anunciada durante uma live no Facebook. O ex-governador do estado havia obtido uma liminar para disputar as eleições neste ano, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para derrubar a permissão.
Durante a transmissão, Cassol afirmou que a saída se deu “em respeito ao processo e ao sistema eleitoral do estado de Rondônia”.
“Eu quero dizer para vocês que eu estou fora da política. É a realidade. Saio de cabeça erguida, com dever cumprido. Fiz a minha parte. Eu poderia continuar, não vou continuar porque acho uma humilhação pelo que eu fiz, pelo que eu trabalhei, pelo que eu construí”, declarou o ex-governador.
Em agosto, o ministro do STF Nunes Marques concedeu uma decisão monocrática para suspender os efeitos de inelegibilidade por causa de uma condenação de Cassol. Na última sexta-feira (26/8), o STF iniciou um julgamento para avaliar se a liminar seria autorizada ou invalidada.
Até esta quinta, seis ministros votaram a favor da derrubada, ante um contra. O processo deve ser concluído nesta sexta-feira (2/9).