Ipec: rejeição a Bolsonaro é de 46%; Lula é rejeitado por 38%
Percentuais referem-se aos eleitores consultados pelo instituto que dizem não votar nos candidatos. Margem de erro é de 2 pontos percentuais
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa do Instituto Ipec (ex-Ibope) divulgada neste sábado (1º/10), encomendada pela Globo, aponta que 46% dos eleitores não votariam no presidente Jair Bolsonaro (PL). Já o percentual daqueles que rejeitam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 38%.
Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 26 de setembro, a rejeição a Bolsonaro caiu cinco pontos (tinha 51% de rejeição), enquanto a rejeição a Lula subiu três pontos (tinha 35%).
Na pesquisa divulgada neste sábado, a terceira maior rejeição é de Ciro Gomes (PDT), com 14%. Padre Kelmon (PTB) registra 13%. Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 7% de rejeição, cada uma.
Em seguida, Felipe d’Ávila (Novo) tem 4%; Léo Péricles (UP), 4%; Sofia Manzano (PCB), 4%; Constituinte Eymael (DC), 3%; e Vera Lúcia (PSTU), 3%.
O Ipec ouviu 3.008 pessoas, entre 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR‐01640/2022.
Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Votos válidos
O Ipec divulgou os percentuais dos candidatos em votos válidos, quando são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse é o procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Em votos válidos, o resultado é o seguinte:
- Lula (PT): 51% (tinha 52% no levantamento anterior do Ipec, de 27 de setembro)
- Jair Bolsonaro (PL): 37% (tinha 34% no levantamento anterior)
- Ciro Gomes (PDT): 5% (tinha 6% no levantamento anterior)
- Simone Tebet (MDB): 5% (tinha 5% na pesquisa anterior)
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (tinha 1% no levantamento anterior)
- Felipe d’Ávila (Novo): 1% (tinha 1% no levantamento anterior)
Segundo turno
Foi testado um cenário entre Lula e Bolsonaro, no qual o petista tem 52% das intenções de voto ante 37% do atual mandatário. Na sondagem anterior, Lula tinha 54% e Bolsonaro somava 35%.
O Ipec não testou outros panoramas de segundo turno.