metropoles.com

Ipec para o 2º turno: Tarcísio tem 46% em SP, contra 41% de Haddad

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre 9 e 11 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
tarcísio de freitas e fernando haddad
1 de 1 tarcísio de freitas e fernando haddad - Foto: Reprodução

A primeira rodada da pesquisa Ipec (antigo Ibope) para o segundo turno da disputa ao governo de São Paulo, divulgada nesta terça-feira (11/10), aponta Tarcísio de Freitas (Republicanos) na liderança com 46% das intenções de voto. Em seguida, Fernando Haddad (PT) pontuou 41%.

Os dados são referentes a um cenário estimulado, no qual o entrevistado responde em quem vai votar com base em uma lista de candidatos. Os que disseram votar em branco ou nulo são 9%. Outros 4% não sabem quem escolher.

A consulta entrevistou 2 mil pessoas entre 9 e 11 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número SP-03658/2022.

Votos válidos

Entre os votos válidos — no qual indecisos, brancos e nulos não são considerados —, Tarcísio tem 53% contra 47% de Haddad.  A Justiça Eleitoral calcula a vitória de um candidato a governador se ele obtiver maioria absoluta dos votos, ou seja, mais da metade dos votos válidos. Nesse contexto, segundo o levantamento, o candidato do Republicanos levaria a melhor na disputa.

Na sondagem espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, o ex-ministro da Infraestrutura marcou 34% e, Haddad, 30%.

Ainda segundo a consulta, 84% dos paulistas afirmam que a decisão sobre o voto é definitiva, enquanto 16% disseram que ainda podem mudar de opinião até o próximo 30 de outubro.

Os institutos de pesquisa têm enfrentado uma série de críticas sobre a diferença entre o resultado das urnas no último 2 de outubro e as projeções feitas na véspera do pleito. No último levantamento do Ipec antes do primeiro turno, Haddad tinha 41% dos votos válidos contra 31% de Tarcísio. No entanto, após a apuração, o ex-ministro da Infraestrutura ficou com 42,3% dos votos, ante 35,7% do petista.

O Ministério da Justiça pediu à Polícia Federal a abertura de uma investigação para apurar possíveis “conluios e associações”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?