Ipec: para 71% dos eleitores, religião dos candidatos não importa
Para 16%, fator “influencia muito” e 11% dos ouvidos pela pesquisa apontam que o credo dos postulantes “influencia pouco”
atualizado
Compartilhar notícia
Nova pesquisa Ipec encomendada pela TV Globo e divulgada nesta quarta-feira (31/8) revela que, para 71% dos eleitores, a religião dos candidatos não tem importância. Já para 16%, o fator “influencia muito”.
Enquanto 71% afirmam que a religião do candidato não influencia a decisão, 11% dizem que influencia pouco. Para 16%, influencia muito e 2% não sabem ou não responderam.
Os eleitores que não se importam com o credo dos postulantes são maioria entre os moradores da Região Sudeste (75%). Já os que não têm religião ou seguem uma crença não cristã são 79%, católicos são 75% e os que consideram o governo de Jair Bolsonaro (PL) ruim ou péssimo somam 77%.
Já entre a parcela que se importa com a religião dos candidatos está o eleitorado evangélico (25%), concentrado nas regiões Norte e Centro-Oeste (23%) e que avaliam positivamente o governo federal (24%).
O levantamento ouviu 2 mil pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto, em 128 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR01979/2022.