Ipec: no RS, Eduardo Leite tem 38% das intenções de voto; Onyx tem 24%
Pesquisa ouviu 1.008 pessoas entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro em 62 municípios gaúchos
atualizado
Compartilhar notícia
O instituto Ipec (fundado por ex-executivos do Ibope) divulgou, nesta sexta-feira (2/9), o resultado de nova pesquisa de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Sul. Segundo o levantamento, o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) lidera a corrida eleitoral no estado com 38% das intenções de voto. O tucano é seguido pelo ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), que concentra 24% dos eleitores locais.
Edegar Preto (PT) contabilizou 9%; Luís Carlos Heinze (PP) se manteve com 6%; Vieira da Cunha (PDT), com 2%; Argenta (PSC), com 2%; Rejane de Oliveira (PSTU). Paulo Roberto (PCO), Ricardo Jobim (Novo) e Vicente Bogo (PSB) todos com 1%. Carlos Messala (PCB) não pontuou.
Brancos e nulos foram 12%. Outros 14% disseram que não sabem em quem votarão. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa ouviu 1.008 pessoas entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro em 62 municípios gaúchos. O levantamento foi contratado pela RBS PARTICIPAÇÕES S.A e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02047/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RS-07668/2022.
Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Primeira pesquisa
Os números mostram um crescimento da dupla. Em 15 de agosto, quando foi publicada a última pesquisa Ipec, Leite tinha 32% das intenções de voto, o que indica um crescimento de seis pontos percentuais do ex-governador. Seu concorrente direto, Onyx, também cresceu cinco pontos percentuais.