Ipec: no Acre, Gladson Cameli tem 51% e venceria no primeiro turno
Em segundo lugar no estado aparece Jorge Viana, com 27%. É a primeira pesquisa do instituto para o Acre
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Ipec, em pesquisa encomendada pela Rede Amazônica Acre, divulgou levantamento para a corrida eleitoral ao governo do estado. Na versão estimulada, em que os nomes dos candidatos são mostrados ao eleitores, Gladson Cameli, do Progressistas, aparece com 51%. O segundo colocado é Jorge Viana, do PT, com 27%.
Na sequência vêm Mara Rocha (MDB), com 6%; Petecão (PSD), com 5%; Marcio Bittar (União Brasil), com 2%; e Professor Nilson (PSol), com 1%. Brancos e nulos somam 4%, enquanto aqueles que não sabem ou não responderam são 3%.
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022
O Ipec entrevistou 800 pessoas, de 26 a 28 de agosto. A pesquisa, a primeira do instituto para o estado, aponta margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01886/2022.
No cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, Cameli aparece com 38% contra 17% de Viana. Em seguida aparecem Mara Rocha (3%); Petecão (2%); e Marcio Bittar (1%). Os outros candidatos somaram 1%, enquanto brancos e nulos foram 4%.
Aqueles que não sabem ou preferiram não opinar atingem quase a margem do primeiro colocado. São 34% os que se apresentam dessa forma,