Ipec: Lula mantém preferência no Nordeste; Bolsonaro lidera no Sudeste
O ex-presidente Lula caiu 4 pontos percentuais entre o eleitorado do Sudeste e perdeu a liderança na região
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente e candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, manteve a liderança na Região Nordeste para o segundo turno, de acordo com os dados da nova pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (17/10). No entanto, perdeu a preferência no Sudeste, onde o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), assumiu a liderança.
No Nordeste, Lula marcou 68% das intenções de voto. Na consulta anterior, ele tinha 70%, o que representa uma oscilação dentro da margem de erro — de dois pontos percentuais. Bolsonaro passou de 26% para 28% na região.
Já no Sudeste, o petista caiu de 48% para 44%, enquanto o atual presidente variou de 44% para 46%. Com isso, ele passou Lula na região em que se concentra os três maiores colégios eleitorais (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).
A consulta entrevistou 3.008 pessoas entre os dias 15 e 17 de setembro, em 184 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número BR-02707/2022.
No primeiro turno, realizado no último 2 de outubro, Lula venceu em todos os estados do Nordeste e em Minas Gerais, segundo estado com maior eleitorado. Bolsonaro levou a melhor em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.