Ipec: Lula lidera com 48% no AM, enquanto Bolsonaro tem 64% em RO
Pesquisas divulgadas nesta quinta mostram cenário na Região Norte. No Amapá, o petista e o atual presidente empatam com 39%
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisas do Ipec, divulgadas nesta quinta-feira (25/8), indicam o ex-presidente e candidato à Presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, à frente nas intenções de voto no Amazonas, com 48%, contra 35% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).
Já em Rondônia, o levantamento feito pelo instituto aponta que o atual presidente lidera com 54%, enquanto Lula marcou 27%. No Amapá, os dois empatam com 39%.
Em terceiro lugar no Amazonas, aparece Ciro Gomes (PDT), com 6%. Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) pontuaram 1% cada. Os outros candidatos não chegaram a 1%. Os brancos e nulos somaram 5%, enquanto 4% não souberam ou não responderam.
O cenário é referente ao levantamento estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica, afiliada da TV Globo no estado, e ouviu 800 pessoas entre 21 e 23 de agosto em 20 municípios amazonenses. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o código AM-06012/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número Nº BR-09878/2022.
Espontânea
No cenário espontâneo, quando os nomes não são apresentados, Lula somou 44%, ante 33% de Bolsonaro,e Ciro teve 4%. Tebet, Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não chegaram a 1% das intenções de voto.
Constituinte Eymael (DC), Felipe d’Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Soraya Thronicke (União), Vera Lúcia e Roberto Jefferson (PTB) não foram mencionados.
Os que não souberam ou não responderam foram 11% e brancos e nulos, 7%.
Estimulada em Rondônia
Na pesquisa estimulada em Rondônia, Bolsonaro lidera as intenções de voto, com 54%, seguido de Lula com 27%. Ciro mantém o terceiro lugar, com 5%. Tebet tem 2%, enquanto Marçal e Vera Lúcia pontuaram 1%. Outros candidatos não chegaram a 1%.
Brancos e nulos somaram 6% e 4% não souberam ou não respondeu.
A pesquisa foi feita de forma presencial e ouviu 800 pessoas entre 21 e 23 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.
O levantamento está registrado no TSE sob número RO-08675/2022.
Empate no Amapá
No levantamento estimulado no Amapá, também divulgado nesta quinta, Lula e Bolsonaro empatam numericamente, ambos com 39%. Ciro chegou a 8% e Tebet, 2%. Vera e Roberto Jefferson tiveram 1% cada.
O Ipec ouviu 800 pessoas no Amapá entre os dias 18 e 24 de agosto. O número de registro da pesquisa no TSE é BR-08428/2022