Ipec: Jorginho Mello tem 69% dos votos válidos em SC; Décio Lima, 31%
A consulta entrevistou 800 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos
atualizado
Compartilhar notícia
Nova rodada da pesquisa Ipec com eleitores de Santa Catarina, divulgada nesta terça-feira (18/10), indica o candidato do PL, Jorginho Mello, na liderança na corrida pelo governo do estado, com 69% dos votos válidos. Décio Lima (PT) pontuou 31%.
O resultado exclui os eleitores que declararam votar em branco ou nulo e indecisos. A Justiça Eleitoral calcula a vitória de um candidato a governador se ele obtiver maioria absoluta dos votos, ou seja, mais da metade dos votos válidos. Trata-se da primeira pesquisa Ipec sobre as intenções de voto para o segundo turno no estado.
Se o cenário se mantiver no próximo 30 de outubro, Jorginho será eleito governador do estado, segundo o levantamento.
A consulta entrevistou 800 pessoas entre 16 e 18 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número BR‐09340/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina sob código SC-08056/2022.
Votos totais
Entre os votos totais, incluindo brancos, nulos e indecisos, o candidato do PL teve 59% contra 26% do petista.
Os dados são referentes a um cenário estimulado, no qual o entrevistado responde em quem vai votar com base em uma lista de candidatos. Os que disseram votar em branco ou nulo são 9%. Outros 6% não sabem quem escolher.
O primeiro turno terminou com Jorginho na liderança, com 38,61% dos votos contra 17,42% de Décio.