Ipec em Sergipe: barrado pelo TSE, Valmir, do PL, lidera isolado
Pesquisa divulgada nesta quinta mostra que Valmir de Francisquinho tem 40%; Fábio (PSD) e Rogério Carvalho (PT), têm 17% cada
atualizado
Compartilhar notícia
O candidato Valmir de Francisquinho (PL, foto em destaque) lidera por muito a corrida eleitoral em Sergipe, mas pode ficar sem os votos porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu nesta quinta-feira (29/9), por unanimidade, sua candidatura.
Pesquisa Ipec divulgada também nesta quinta mostra que o candidato do PL lidera com 40% das intenções de voto (38% na pesquisa anterior), seguido por Fábio (PSD), que tem 17% (16% na pesquisa anterior), e Rogério Carvalho (PT), também com 17% (20% na pesquisa anterior).
Considerando apenas os votos válidos, Valmir de Francisquinho tem 48%; Fábio e Rogério Carvalho têm 20% cada.
A pesquisa Ipec foi contratada pela Rede Globo local e ouviu 800 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro, em 32 municípios sergipanos.
A margem de erro informada pelo instituto foi de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe sob o protocolo de número NºSE 07200/2022 Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número Nº BR- 05425/2022.
Abuso de poder econômico
A decisão do TSE que impugnou a candidatura de Valmir de Francisquinho confirmou sentença da Justiça Eleitoral sergipana, que considerou o candidato inelegível por ele ter sido condenado por abuso de poder econômico nas eleições de 2018, quando era prefeito de Itabaiana (SE). Ele teria cometido os abusos ao apoiar a campanha eleitoral de um dos filhos a deputado estadual.
Em nota, o TRE-SE informou que “considerando que não há tempo hábil para a exclusão do candidato nas urnas, os votos eventualmente creditados em nome de Valmir de Francisquinho serão considerados nulos”.
Em entrevista nesta quinta, o candidato impugnado disse que seguirá tentando recursos para concorrer.
Veja percentuais apurados pelo Ipec para os demais candidatos ao governo de Sergipe:
- Delegado Alessandro (PSDB):7% (na pesquisa anterior tinha 6%)
- Niully Campos (PSOL):2% (na pesquisa anterior tinha 3%)
- Dr. Cláudio médico geriatra (DC):1% (na pesquisa anterior tinha 1%)
- Prof. Aroldo Félix (UP):1% (na pesquisa anterior tinha 1%)
- Elinos Sabino (PSTU):0% (na pesquisa anterior tinha 1%)
- Brancos e nulos:9% (eram 6% na pesquisa anterior)
- Não sabem ou preferem não responder: 6% (eram 9% na anterior)