Ipec: Eduardo Leite tem 56% dos votos válidos no RS; Onyx, 44%
A pesquisa ouviu 1.808 pessoas, entre 26 e 28 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais
atualizado
Compartilhar notícia
Nova rodada do instituto Ipec sobre o segundo turno no Rio Grande do Sul aponta o ex-governador do estado Eduardo Leite (PSDB) na liderança da disputa, com 56% dos votos válidos. O ex-ministro do Trabalho de Jair Bolsonaro (PL) Onyx Lorenzoni (PL) aparece com 44%.
No último levantamento do instituto, de 21 de outubro, Leite tinha 55% contra 45% de Onyx. Os resultados indicam uma variação dos dois candidatos dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.
A soma dos votos válidos recebidos é o critério utilizado pela Justiça Eleitoral para definir o governador eleito. Nesse caso, não são contabilizados os eleitores que declaram voto em branco ou nulo e indecisos.
A pesquisa ouviu 1.808 pessoas, entre 26 e 28 de outubro, em 87 municípios gaúchos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código RS-00453/2022.
Quando considerados os votos totais — com brancos, nulos e indecisos —, Leite pontuou 50%, contra 40% de Onyx. O ex-governador manteve o mesmo percentual da sondagem anterior. Já o ministro tinha 41% e oscilou um ponto para baixo.
Os dados são referentes ao cenário estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado.
O primeiro turno terminou com Onyx à frente, com 37,50% dos votos válidos ante 26,81% de Eduardo Leite.