metropoles.com

Ipec: Bolsonaro melhora entre mais pobres; Lula encosta entre ricos

Segmento dos eleitores mais pobres é visto como estratégico para ambas as campanhas e tido como decisivo para o resultado da eleição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romão/Arte/Metrópoles
lula e bolsonaro
1 de 1 lula e bolsonaro - Foto: Yanka Romão/Arte/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) teve uma ligeira melhora no desempenho entre o eleitorado mais pobre, com renda familiar de até um salário mínimo, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Ipec nessa segunda-feira (26/9). As intenções de voto desse grupo no atual mandatário passaram de 20%, no levantamento anterior, de uma semana atrás, para 23%, no atual.

Por sua vez, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou um ponto para baixo em relação à última pesquisa, alcançando 57% das intenções de voto desse segmento.

Com isso, a diferença entre os dois nesse quesito caiu de 38 para 34 pontos percentuais a menos de uma semana da eleição do próximo domingo.

O estrato dos mais pobres é visto como estratégico para ambas as campanhas e tido como decisivo para o resultado do pleito.

No segmento seguinte, composto por eleitores com renda familiar de um a dois salários mínimos, Lula oscilou para cima em dois pontos percentuais, assim como Bolsonaro. Enquanto o petista subiu de 51% para 53%, o presidente variou de 27% para 29%.

Lula sobe entre mais ricos

No grupo dos eleitores de maior renda, a vantagem de Bolsonaro caiu pela metade, de 15 para sete pontos. As intenções de voto no atual presidente caíram de 47% para 44%. Já Lula ganhou tração e subiu de 32% para 38%. Esse grupo é formado por eleitores cujas famílias ganham mais de cinco salários mínimos.

Por fim, no grupo intermediário de renda familiar de dois a cinco salários, a liderança tem se alternado entre os dois principais candidatos. Na pesquisa atual, Bolsonaro passou de 36% para 40% e agora aparece numericamente à frente de Lula, que foi de 41% para 37%.

Intenção de voto

No quadro geral, a pesquisa Ipec mostrou que Lula tem 48% das intenções de voto no primeiro turno das eleições, contra 31% de Bolsonaro.

O resultado do levantamento representa uma estabilidade entre os dois primeiros colocados em relação à última sondagem, divulgada em 19 de setembro. Antes, Lula aparecia com 47%, enquanto Bolsonaro tinha 31%. Os dados são da pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

Veja os resultados da pesquisa estimulada do 1° turno:

  • Lula (PT): 48% (47% na pesquisa anterior, de 19 de setembro)
  • Jair Bolsonaro (PL): 31% (31% antes)
  • Ciro Gomes (PDT): 6% (7% antes)
  • Simone Tebet (MDB): 5% (5% antes)
  • Soraya Thronicke (União Brasil): % (1% antes)
  • Felipe d’Avila (Novo): % (0% na pesquisa anterior)
  • Vera (PSTU): % (0% antes)
  • Constituinte Eymael (DC): % (0% na pesquisa anterior)
  • Léo Péricles (UP): % (0% na pesquisa anterior)
  • Padre Kelmon (PTB): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Branco/nulo: 4% (5% na pesquisa anterior)
  • Não sabe/não respondeu: 4% (4% na pesquisa anterior)

O Ipec ouviu 3.008 pessoas, entre 24 e 26 de setembro, em 183 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-01640/2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?