Ipec: Barbosa tem 56% dos votos válidos no Tocantins e Dimas tem 19%
Considerando somente os votos válidos, as eleições no estado não teriam segundo turno, com a vitória de Wanderlei Barbosa (Republicanos)
atualizado
Compartilhar notícia
Dados da pesquisa Ipec (antigo Ibope) em Tocantins, contratada pela TV Anhanguera/Globo, aponta o candidato à reeleição Wanderlei Barbosa (Republicanos, foto em destaque) à frente na disputa pelo governo do estado com 56% dos votos válidos. O segundo lugar é ocupado por Ronaldo Dimas (PL), que pontuou 19%.
Com o cenário que não considera votos brancos e nulos, Barbosa seria reeleito ainda em primeiro turno. Para vencer as eleições em 1º turno, o candidato precisa 50% dos votos válidos mais um. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Os resultados são referentes à pesquisa que considera os votos válidos. Veja o desempenho de cada um:
- Wanderlei Barbosa: 56%;
- Ronaldo Dimas: 19%;
- Irajá (PSD): 12%;
- Paulo Mourão (PT): 11%;
- Coronel Ricardo Macedo (PMB): 1%;
- Dr. Luciano de Castro (DC): 1%;
- Karol Chaves (PSol): 1%;
- Carmen Hannud (PCO): 1%.
O Ipec ouviu 800 pessoas entre os dias 28 e 30 de setembro em 35 municípios tocantinenses. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 07548/2022.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Pesquisa estimulada
Quando considerados os votos brancos e nulos, a partir de pesquisa estimulada, Wanderlei Barbosa também está à frente com 48% das intenções de voto. O segundo lugar é ocupado por Ronaldo Dimas, que tem 16%.
O atual governador oscilou em 3 pontos percentuais, em relação ao último levantamento, quando pontuou em 45%. Dimas tinha 17% e oscilou, dentro da margem de erro, para 16%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Os resultados são referentes à pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são listados ao entrevistado. Veja o desempenho de cada um:
- Wanderlei Barbosa: 48%;
- Ronaldo Dimas: 16%;
- Irajá (PSD): 10%;
- Paulo Mourão (PT): 9%;
- Coronel Ricardo Macedo (PMB): 1%;
- Dr. Luciano de Castro (DC): 1%;
- Karol Chaves (PSol): 1%;
- Carmen Hannud (PCO): 0%.
Brancos e nulos somaram 6%, enquanto 9% não sabem em quem votar ou não responderam.