metropoles.com

Ipec AL: Paulo Dantas tem 24%; Rodrigo Cunha, 21%; e Collor, 17%

Os dados mostram uma disputa muito acirrada em Alagoas, com os dois primeiros colocados empatados dentro da margem de erro

atualizado

Compartilhar notícia

Paulo Dantas (MDB), Rodrigo Cunha (União Brasil) e Fernando Collor (PRTB) têm — Foto: Jonathan Lins; Reprodução/TV Gazeta; e Geraldo Magela/Agência Senado
alagoas candidatos ao governo
1 de 1 alagoas candidatos ao governo - Foto: Paulo Dantas (MDB), Rodrigo Cunha (União Brasil) e Fernando Collor (PRTB) têm — Foto: Jonathan Lins; Reprodução/TV Gazeta; e Geraldo Magela/Agência Senado

Levantamento do Ipec (antigo Ibope), divulgado nesta quinta-feira (1º/9), mostra uma disputa bastante acirrada em Alagoas (AL). Paulo Dantas (MDB) – atual governador – está numericamente à frente na corrida para o governo, com 24% das intenções estimuladas de voto.

No entanto, como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato à reeleição está empatado tecnicamente com o segundo colocado, que é o candidato Rodrigo Cunha (União Brasil) com 21%. Esta é a primeira pesquisa de intenção de voto do instituto com eleitores do estado nordestino.

Aparecem, em sequência: Fernando Collor (PTB), com 17%; Rui Palmeira (PSD) – 15%; Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB) – 1%; Luciano Almeida (PRTB) – 1%; Professor Cícero Albuquerque (PSOL) – 1%. Brancos e nulos somam 9% e outros 12% não souberam responder.

Os dados são referentes à pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado.

A pesquisa, encomendada pela TV Gazeta, ouviu 800 pessoas entre os dias 29 de agosto e 31 de agosto em 33 municípios alagoanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AL-00838/2022.

Espontânea

Já na pesquisa espontânea, em que o eleitor diz voluntariamente o nome do candidato em que pretende votar, Dantas segue na liderança, porém, seguido de Collor.

Paulo Dantas (MDB) – 13%; Fernando Collor (PTB) – 8%; Rodrigo Cunha (União Brasil) – 7%; Rui Palmeira (PSD) – 3%; Professor Cícero Albuquerque (PSOL) – Não foi citado; Luciano Almeida (PRTB) – Não foi citado; Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB) – Não foi citado. Outros candidatos somam 5%, brancos e nulos 9% e não souberam.

Rejeição

Conforme o levantamento, Fernando Collor lidera a rejeição para o governo do estado, com 41%. De acordo com os eleitores alagoanos, 21% não votariam de jeito nenhum em Paulo Dantas; 20% em Rui Palmeira; 15% em Rodrigo Cunha; 12% em Luciano Almeida; 12% em Professor Cícero Albuquerque; e 11% no Bombeiro Militar Luciano Fontes.

Os que não souberam representam 16%. Já os que poderiam votar em todos somam 8%.

Avaliação

A pesquisa mostra ainda que 39% dos entrevistados aprovam (ótima/boa) a gestão do governador Paulo Dantas, 12% reprovam (ruim/péssima) e 34% a avaliam como regular. Outros 16% não souberam avaliar.

Paulo Dantas foi eleito governador de Alagoas no dia 15 de maio, em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa (ALE), depois que Renan Filho (MDB) deixou o cargo para concorrer ao Senado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?