Ipec AL: Paulo Dantas tem 24%; Rodrigo Cunha, 21%; e Collor, 17%
Os dados mostram uma disputa muito acirrada em Alagoas, com os dois primeiros colocados empatados dentro da margem de erro
atualizado
Compartilhar notícia
Levantamento do Ipec (antigo Ibope), divulgado nesta quinta-feira (1º/9), mostra uma disputa bastante acirrada em Alagoas (AL). Paulo Dantas (MDB) – atual governador – está numericamente à frente na corrida para o governo, com 24% das intenções estimuladas de voto.
No entanto, como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato à reeleição está empatado tecnicamente com o segundo colocado, que é o candidato Rodrigo Cunha (União Brasil) com 21%. Esta é a primeira pesquisa de intenção de voto do instituto com eleitores do estado nordestino.
Aparecem, em sequência: Fernando Collor (PTB), com 17%; Rui Palmeira (PSD) – 15%; Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB) – 1%; Luciano Almeida (PRTB) – 1%; Professor Cícero Albuquerque (PSOL) – 1%. Brancos e nulos somam 9% e outros 12% não souberam responder.
Os dados são referentes à pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado.
A pesquisa, encomendada pela TV Gazeta, ouviu 800 pessoas entre os dias 29 de agosto e 31 de agosto em 33 municípios alagoanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AL-00838/2022.
Espontânea
Já na pesquisa espontânea, em que o eleitor diz voluntariamente o nome do candidato em que pretende votar, Dantas segue na liderança, porém, seguido de Collor.
Paulo Dantas (MDB) – 13%; Fernando Collor (PTB) – 8%; Rodrigo Cunha (União Brasil) – 7%; Rui Palmeira (PSD) – 3%; Professor Cícero Albuquerque (PSOL) – Não foi citado; Luciano Almeida (PRTB) – Não foi citado; Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB) – Não foi citado. Outros candidatos somam 5%, brancos e nulos 9% e não souberam.
Rejeição
Conforme o levantamento, Fernando Collor lidera a rejeição para o governo do estado, com 41%. De acordo com os eleitores alagoanos, 21% não votariam de jeito nenhum em Paulo Dantas; 20% em Rui Palmeira; 15% em Rodrigo Cunha; 12% em Luciano Almeida; 12% em Professor Cícero Albuquerque; e 11% no Bombeiro Militar Luciano Fontes.
Os que não souberam representam 16%. Já os que poderiam votar em todos somam 8%.
Avaliação
A pesquisa mostra ainda que 39% dos entrevistados aprovam (ótima/boa) a gestão do governador Paulo Dantas, 12% reprovam (ruim/péssima) e 34% a avaliam como regular. Outros 16% não souberam avaliar.
Paulo Dantas foi eleito governador de Alagoas no dia 15 de maio, em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa (ALE), depois que Renan Filho (MDB) deixou o cargo para concorrer ao Senado.