Ipec: 14% dos brasileiros demonstram desinteresse nas eleições
Levantamento mostra que 38% dos entrevistados disseram ter muito interesse nas eleições e 29% têm interesse médio
atualizado
Compartilhar notícia
Levantamento do Ipec, encomendado pela rede Globo, mostra que 14% dos brasileiros dizem não estar interessados nas eleições marcadas para acontecer em outubro deste ano. O primeiro será em 2 de outubro e os eleitores poderão votar em candidatos a presidente, governador, senador e deputado federal e estadual.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro e ouviu 2.512 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01390/2022.
Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Entre os entrevistados que se declararam interessados, 38% disseram ter muito interesse nas eleições e outros 29% afirmaram ter interesse médio.
Já entre os que responderam não ter interesse, 19% disseram ter pouco interesse.
Com o recorte de gênero, 41% dos homens disseram ter muito interesse, contra 35% das mulheres que afirmam estar muito interessadas.
Jovens e idosos
Jovens com idades entre 16 a 24 anos foram o grupo que demonstrou menor interesse, com 36% do total. Entre eles, o percentual de pouco interessados atinge 24% e aqueles que disseram ter nenhum interesse representam 12%.
Os idosos, com idades acima de 60 anos, foram o grupo que demonstrou maior interesse, com 48%.
Dos eleitores que ganham até um salário mínimo, apenas 37% afirmaram estar muito interessados e 26% possuem interesse médio.
Entre os eleitores que ganham acima de cinco salários mínimos, 52% afirmaram ter muito interesse e 27% têm interesse médio.