“Imagens repugnantes”, diz Conib sobre gesto nazista de bolsonaristas
Manifestantes que não reconhecem a derrota do presidente fizeram saudação nazista em protesto; Confederação Israelita do Brasil repudia
atualizado
Compartilhar notícia
A Confederação Israelita do Brasil divulgou uma nota de repúdio após manifestantes bolsonaristas fazerem um gesto semelhante à saudação nazista “sieg heil” enquanto cantavam o Hino Nacional do Brasil.
A saudação era comum durante a Segundo Guerra Mundial, como forma de mostrar apoio e lealdade ao ditador alemão Adolf Hitler. O gesto foi imitado pelo movimento integralista no Brasil, e é crime no Brasil, de acordo com o Artigo 20 da Lei do Racismo.
“As imagens de manifestantes fazendo saudações nazistas em protesto em Santa Catarina são repugnantes e precisam ser investigadas e condenadas com veemência pelas autoridades e pela sociedade como um todo”, diz a nota da confederação.
“O nazismo prega e pratica a morte e a destruição. A sociedade brasileira não pode tolerar posturas como essa”, afirma.
“Fazer esse gesto vestindo camisa da seleção brasileira é também uma ofensa às nossas Forças Armadas, que lutaram bravamente contra as forças nazistas na Europa durante a Segundo Guerra Mundial.”
Os manifestantes bloqueiam rodovias em várias regiões do Brasil após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições, no domingo (31/10). O grupo que fez a saudação fecha a Rodovia SC-163, em São Miguel do Oeste. Há 14 interdições e 20 bloqueios no estado.
O vídeo está sob análise do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que tentará identificar as pessoas que fizeram o gesto. A apuração será feita pelo Grupo de Apoio ao Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).