metropoles.com

Gleisi: “Bolsonaro cresceu com uso da máquina e fábrica de fake news”

Ao Metrópoles, a presidente do PT ainda falou sobre as alianças costuradas pela sigla para levar Lula de volta ao Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/ Metrópoles
gleisi hoffmann presidente do PT
1 de 1 gleisi hoffmann presidente do PT - Foto: Gustavo Moreno/ Metrópoles

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), avaliou como “normal” o recente crescimento registrado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas de intenção de voto. “Bolsonaro está sentado na cadeira da Presidência e começou a ter algumas ações de governo. Isso começa a ter um certo impacto que a gente já mensurava que podia acontecer”, disse a petista (confira a partir de 18’16”).

As declarações foram dadas em conversa com a repórter Luciana Lima, no Metrópoles Entrevista.

“Bolsonaro tem a máquina, tem mecanismos e vai querer usar isso tudo para se posicionar. Além disso, eles têm a fábrica de fake news e de mentiras. A gente já detectou nas redes sociais os ataques. Isso obviamente mexe com as pesquisas, não nos iludimos com relação a isso”, declarou, citando também o Auxílio Brasil e o Vale-Gás como variantes no cenário eleitoral.

Hoffmann apontou, ainda, que críticas de aliados como Guilherme Boulos (PSol) à possível união entre o ex-governador Geraldo Alckmin e Lula não afetam a aliança. Segundo ela, o objetivo principal é tirar Bolsonaro do poder. “O Boulos tem a compreensão de que aquilo que tem de ser a centralidade é a questão programática. Pra que estamos disputando o governo? Pra tirar o fascismo. Estamos todos no mesmo barco”, indicou a petista.

4 imagens
A senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, lidera a atuação da equipe na tentativa de conquistar uma base de apoio no Congresso
1 de 4

Gustavo Moreno/ Metrópoles
2 de 4

A senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, lidera a atuação da equipe na tentativa de conquistar uma base de apoio no Congresso

Gustavo Moreno/ Metrópoles
3 de 4

Gustavo Moreno/ Metrópoles
4 de 4

Gustavo Moreno/ Metrópoles
Haddad-França e federação de esquerda

A parlamentar também comentou o gesto de Márcio França, pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PSB, de encomendar pesquisas com o petista Fernando Haddad na cabeça de uma possível chapa única. “Eu achei que ele fez um aceno importante de fazer a pesquisa. Particularmente eu sou simpática à ideia, mas temos que conversar e ter uma decisão unificada”, comentou a dirigente (16′).

A presidente do PT disse também que continua apostando na federação com o PSB, PV e PCdoB e que espera que o partido possa vencer resistências de demais legendas da esquerda, contra a aliança com o centro e vice-versa. “Tem uma vontade desses partidos que conversamos em fazer a federação. Obviamente que só a vontade não determina a feitura, mas é importante. São partidos que mantemos conversação desde 2018 para criar, no Congresso, um campo de atuação junto aos movimentos populares, às manifestações sociais. Não é fácil, não é uma coligação simples. É um compromisso por 4 anos”, declarou.

Além disso, na entrevista, Gleisi Hoffmann abordou temas como privatizações da Petrobras e da Eletrobrás – esta alvo de um mandado de segurança na Justiça –, bem como reversão de políticas adotadas depois da saída do partido da Presidência e reestatização de empresas privatizadas durante os governos de Temer (MDB) e de Bolsonaro, e as conversas do partido que dirige com partidos e personalidades que apoiaram, por exemplo, o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?