Genial/Quaest: Lula tem 42%; Bolsonaro, 34%. Diferença entre eles cai
Lula teve redução de dois pontos percentuais em relação ao último estudo. Bolsonaro permanece estável
atualizado
Compartilhar notícia
Dados divulgados pelo Instituto Quaest, em pesquisa encomendada pela Genial Investimentos, nesta quarta-feira (14/9), apontam que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 42% das intenções de voto para a Presidência da República no primeiro turno. Jair Bolsonaro (PL) aparece com 34%. A diferença entre os dois candidatos caiu de 10 para 8 pontos.
Os dados são referentes ao cenário estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor. De acordo com os números desta quarta, Lula teve redução de dois pontos percentuais em relação ao último levantamento. Nos dados divulgados no início de setembro, o ex-presidente tinha 44% das intenções de voto. Por outro lado, Jair Bolsonaro permaneceu estável, mantendo os 34% da consulta anterior.
Na sondagem desta quarta, Ciro Gomes (PDT) pontuou 7%, mantendo o percentual do estudo anterior. Simone Tebet (MDB) ficou com 4%, e também permaneceu estável.
Entre os entrevistados, 6% estão indecisos. Outros 5% disseram que vão votar branco, nulo ou não vão votar.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, quando o eleitor escolhe o candidato de sua preferência sem eleger nomes de uma lista prévia, Lula lidera a lista com 33% das intenções de voto. Bolsonaro permanece em segundo lugar, com 29%.
Ciro Gomes tem 4%, e Simone Tebet, 3%. Entre os eleitores, 29% afirmaram que estão indecisos. Outros 3% disseram votar branco, nulo ou que não pretendem votar.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado presencialmente entre os dias 10 e 13 de setembro, com 2 mil eleitores na faixa etária de 16 anos ou mais.
A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, e o nível de confiabilidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03420/2022.