Genial/Quaest: Lula lidera com 43% em MG; Bolsonaro sobe para 36%
Em relação ao último levantamento, divulgado em agosto, a diferença entre eles caiu de nove pontos percentuais para sete
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou de 42% para 43% nas intenções de voto de eleitores de Minas Gerais, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (9/9). Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) subiu de 33% para 36% (acima da margem de erro, de 2 pontos percentuais).
Em comparação com o levantamento de agosto, a diferença entre eles caiu de nove pontos percentuais para sete.
Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%; Simone Tebet (MDB), com 4%; e Felipe D’Avila (Novo), com 1%. Indecisos somam 6% e brancos e nulos são 4%. Os números são do cenário estimulado, quando é apresentada ao eleitor uma lista de nomes.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, a aproximação de Bolsonaro a Lula em Minas se dá nas classes de renda média e renda alta.
Entre os evangélicos, também foi observada uma melhora significativa do atual presidente. Em julho, os dois candidatos apareciam empatados, mas agora a vantagem de Bolsonaro entre o grupo é de 21 pontos.
De acordo com o levantamento, Lula mantém vantagem entre os católicos, maioria no estado.
Na distribuição regional, Bolsonaro se aproximou de Lula na região metropolitana de Belo Horizonte e no interior do estado. Na capital, eles aparecem empatados desde a pesquisa de julho.
Em um eventual cenário de segundo turno, os dois candidatos oscilaram dentro da margem de erro, Lula avançou um ponto e teria hoje 50% dos votos. Bolsonaro avançou dois pontos e teria 39% se o segundo turno fosse hoje.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2 mil pessoas entre os dias 3 e 6 de setembro, em entrevistas nas casas dos eleitores no estado de Minas Gerais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-09401/2022 e BR-06180/2022.