Genial/Quaest: Haddad tem 30% para governo de SP; Tarcísio, 10%
A pesquisa foi realizada com 1.640 eleitores paulistas entre os dias 6 e 9 de maio. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais
atualizado
Compartilhar notícia
Dados da pesquisa Genial/Quaest apontam que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), lidera as intenções de voto para o governo do estado, com 30% no questionário estimulado. Em segundo lugar, aparece o ex-governador Márcio França (PSB), com 17%. No ranking, também estão o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 10%; e o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), com 5%. Em relação ao levantamento anterior, Haddad (24%) e Freitas (9%) cresceram, enquanto França (18%) caiu um ponto.
Empatados, os candidatos Felício Ramuth (PSD), Elvis Cesar (PDT), Vinicius Poit (Novo), Gabriel Colombo (PCB), Altino Júnior (PSTU) e Abraham Weintraub (PMB) tiveram apenas 1% das intenções de voto.
Os indecisos ficaram com 14%. A classificação branco, nulo ou não pretende votar ficou com 19%. Chama atenção também que somente 36% dos entrevistados disseram ter escolha definida. E mais: 63% afirmaram que é possível mudar de opinião até outubro.
Na última pesquisa estimulada, realizada em março, Haddad aparecia com 24%, seguido de França (18%) e Freitas (9%). Porém, um nome fazia diferença na lista oferecida aos eleitores: Guilherme Boulos (PSol). Ele tinha, então, 7%.
À época, o índice de indecisos era menor, com 9%, enquanto a classe branco, nulo ou não pretende votar era maior e tinha 21%. Até a última atualização desta reportagem, o instituto não havia divulgado a versão espontânea do levantamento.
A pesquisa, divulgada pelo Estadão, foi realizada com 1.640 eleitores paulistas entre os dias 6 e 9 de maio. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, e o nível de confiabilidade é de 95%. O registro do estudo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo é: SP-00620/2022. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o registro é: BR-09290-2022.
No cenário estimulado para intenção de voto presidencial, Lula (PT) ocupa o primeiro lugar do ranking, com 39%. Jair Bolsonaro (PL) aparece em seguida, com 28%. Ciro Gomes (PDT) tem 8% das intenções de voto; João Doria tem 4%; e André Janones (Avante) ficou com 2%.
Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo) empataram, com 1% das intenções de voto. Os indecisos ficaram com 6%; e quem pretende votar branco ou nulo ficou com 11%.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.