Genial/Quaest: entre mulheres, Lula lidera com 45%; Bolsonaro tem 29%
As intenções de voto do público feminino não tiveram alteração além da margem de erro na comparação com o último levantamento do instituto
atualizado
Compartilhar notícia
A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (31/8), indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) soma 45% das intenções de voto entre as mulheres, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 29%. Ambos oscilaram um ponto percentual para baixo em relação ao último levantamento do instituto, publicado em 17 de agosto.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamentou serviu para medir o impacto do debate presidencial do último domingo na popularidade do atual chefe do Executivo federal (29/8) entre as mulheres.
No programa, o chefe do Executivo federal recebeu críticas das candidatas Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) após reagir a uma pergunta feita pela jornalista Vera Magalhães. A profissional da TV Cultura questionou Bolsonaro e o candidato do PDT Ciro Gomes em relação à queda da cobertura vacinal e qual é o impacto de fake news divulgadas pelo prório presidente sobre o assunto
Bolsonaro respondeu: “Vera, eu não podia esperar outra coisa de você. Eu acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido em um debate como esse. Fazer acusações mentirosas ao meu respeito, você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”, declarou o presidente.
Os outros candidatos somam 13% entre o eleitorado feminino, mesmo número obtido pelo grupo que abrange “branco/nulo/não vai votar”.
Primeiro turno
Veja a intenção de voto entre mulheres:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 45%
- Jair Bolsonaro (PL) – 29%
- Outros – 13%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 13%
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00585/2022. O instituto ouviu 2.000 pessoas face a face entre 25 e 28 de agosto.
Por região
A pesquisa Genial/Quaest também mostrou que Bolsonaro e Lula estão empatados dentro da margem de erro em quatro das cinco regiões: Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, o favoritismo do petista continua sendo explicado pela vantagem dele em relação a Bolsonaro no Nordeste: são quase 40 pontos percentuais (Lula tem 58% das intenções de voto na região, contra 21% de Bolsonaro).
No Sudeste, Lula também aparece com vantagem, mas menor: 39%, contra 36% de Bolsonaro, o que representa empate técnico. Outros candidatos têm 12%, e brancos, nulos e indecisos representam 10%.
No Sul, é Bolsonaro quem fica numericamente à frente (39% a 36%), novamente empatados dentro da margem de erro.
A mesma estabilidade é encontrada nos números gerais. Na pesquisa estimulada, quando os candidatos são apresentados ao entrevistado, Lula e Jair Bolsonaro oscilaram um ponto para baixo, dentro da margem de erro de dois pontos, chegando a 44% e 32%, respectivamente.