metropoles.com

Genial/Quaest: eleitor médio é contrário ao aborto e às armas

Apenas 33% dos eleitores de Lula são favoráveis ao aborto; e 25% dos apoiadores de Bolsonaro defendem armas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
armas apreendidas
1 de 1 armas apreendidas - Foto: PF/Divulgação

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (13/10), mostrou que os eleitores médios de eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL), fora das bolhas de apoiadores fervorosos e militância, são contrários à pautas como a legalização do aborto e a flexibilização das armas de fogo.

A amplamente defendido pelo movimento feminista e que tende a apoiar o retorno de Lula ao Palácio do Planalto, a legalização do aborto representa uma parcela de 33% dos eleitores do petista. O levantamento mostra que 62% deles são contrários.

Recentemente, Lula mudou o discurso sobre o tema e disse ser “a favor da vida”.

Outro ponto é que, de forma geral, ambos os sexos tendem a ser contra a pauta, sendo 73% das mulheres são desfavoráveis enquanto 71% dos homens tem a mesma opinião. O eleitorado conservador ganhou espaço na campanha do petista com a entrada da então presidenciável Simone Tebet (MDB), que se identifica com um feminismo “mais palatável” à família tradicional cristã, se colocando contrária ao tema — a não ser nos casos em que a lei já prevê.

Tebet pode ser encaixada no recorte do eleitorado católico que é contrário à pauta. A Genial/Quaest, que só considerou o eleitorado cristão, mostra que 73% dos católicos são contra, e 82% dos evangélicos têm a mesma opinião. 

Porém, não é só o petista que defende pautas impopulares na sua base. Jair Bolsonaro, notório defensor do armamento, pode estar falando com uma parcela de 25% de seus eleitores, enquanto 73% são contrários à facilitação da compra e posse de armas de fogo.

A pauta armamentista também não pode ser considerada “cristã”, já que 75% católicos e 65% dos evangélicos são contrários às armas, ou seja, mais da metade dos grupos de interesse do presidente da República. Apenas 23% dos católicos são favoráveis ao tema, enquanto 30% dos evangélicos compartilham da mesma opinião.  

O universo armamentista de Bolsonaro é masculino. Já entre o eleitorado que ele tem dificuldade em conseguir votos, as mulheres, a pauta das armas é rejeitada por 81% delas. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?